Banca de DEFESA: CLÁUDIA DE SOUZA DANTAS AZEVEDO

DISCENTE : CLÁUDIA DE SOUZA DANTAS AZEVEDO
DATA : 01/02/2021
LOCAL: Via Google Meet

O GÊNERO TIRINHA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO COM A LEITURA MULTIMODAL

Leitura. Competência leitora. Livro didático. Textos multimodais. Tirinha.

Um dos maiores desafios da escola, hoje, é desenvolver a competência leitora nos alunos para que eles atuem com autonomia e criticidade no mundo letrado do qual fazem parte. Por essa razão, ao perceber como são abordadas as atividades de leitura referentes ao gênero textual tirinha, no livro didático de Língua Portuguesa, propomos para este trabalho desenvolver uma prática intervencionista de ressignificação para a leitura de textos multimodais, especificamente com o gênero textual tirinha, a partir da análise de atividades de leitura do livro didático “Português - linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, definimos como objetivos específicos: i) descrever as atividades de leitura com o gênero textual tirinha, presentes no livro didático “Português - linguagens”, do 8º ano do Ensino Fundamental; ii) analisar as atividades do livro didático quanto a sua capacidade de desenvolvimento de habilidades de leitura de textos multimodais; propor uma sequência básica de leitura com o gênero textual tirinha, que atente para a multimodalidade, por meio da ressignificação de atividades de leitura do livro didático “Português linguagens”. Ao realizar as descrições e análises, percebemos que trinta atividades se utilizaram do gênero tirinha como texto motivador para a proposição de questões a serem respondidas. Depreendemos da análise quatro propósitos dessas atividades: discutir a temática do capítulo; promover uma leitura do texto com base no conteúdo trabalhado; trabalhar aspectos linguístico-gramaticais, multimodalidade e conhecimento de mundo; e, analisar e identificar aspectos gramaticais e formais da linguagem. Assim sendo, apesar de em algumas situações se abordar a multimodalidade, não encontramos atividades com o gênero tirinha que focalizasse apenas a multimodalidade, sendo tratada em poucas questões. Diante desse cenário, propomos uma sequência didática básica para a leitura do gênero tirinha, com base em tirinhas do livro didático, com vistas a promover o desenvolvimento da leitura multimodal com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Esperamos, portanto, que as nossas considerações, sugestões e proposta didática auxilie o processo de ensino-aprendizagem da leitura de textos multimodais, ao passo que ele possa contribuir com o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO