Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA FERNANDES DE LIMA

DISCENTE : MARIA APARECIDA FERNANDES DE LIMA
DATA : 22/12/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: desenvolvimento da escrita em turma do 9º ano do ensino fundamental

Palavras-chave: Gênero do discurso artigo de opinião. Argumentação. Sequência didática. Proposta de intervenção.

A realidade que se vivencia em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. Essa constatação suscitou o presente trabalho que procura investigar o gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos PCN e da BNCC que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, percebe-se que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar nossos objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo (BAKHTIN/VOLOSCHINOV, 1999 [1929], 2010, 2011 [1920/1924/1929/1975/1979]). Além disso, buscamos as contribuições de estudiosos da área da Linguística Aplicada (ANTUNES, 2006; BRÄKLING, 2000; KOCH E ELIAS, 2010); da esfera da argumentação (FIORIN, 2015, 2018); da área dos estudos de Letramento (KLEIMAN, 2000) e da Sequência Didática de Gênero (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). A partir desse panorama teórico, problematizamos de que forma podemos atuar, enquanto professores de Língua Portuguesa, para contribuirmos e minimizarmos as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião e quais as estratégias que podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora desses alunos, preparando-os para serem sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam. Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral desse estudo é o desenvolvimento de módulos para orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero artigo de opinião. Esse trabalho discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, ainda, por entender que o gênero artigo de opinião precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de um determinado tema polêmico. Pretendemos através da proposta aqui esboçada trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental II, planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação adotado por (THIOLLENT, 1998; BORTONNI RICARDO, 2008; ELLIOT, 1997, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva.

Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Notícia cadastrada em: 15/12/2020 17:56