Banca de QUALIFICAÇÃO: JUDILEIDE SILVA MORAIS DE AZEVEDO

DISCENTE : JUDILEIDE SILVA MORAIS DE AZEVEDO
DATA : 21/12/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

DA ESCRITA PARA A TELA: a produção de documentário como uma prática de ressignificação da escrita no contexto escolar

Palavras-chave: Gêneros do discurso. Linguagem audiovisual. Projeto didático de gênero. Multiletramentos.

RESUMO

O advento das tecnologias digitais e a diversidade de recursos multimidiáticos e multissemióticos presentes nas situações de comunicação impõem à escola o desafio de oferecer um ensino baseado nas práticas reais de interação humana. Diante desse contexto, pretendemos focalizar o gênero discursivo documentário naquilo que ele se revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática. O objetivo geral deste trabalho é analisar como uma proposta didática com o gênero documentário pode promover um ensino de língua significativo e contribuir para a formação identitária do sujeito, problematizando como as novas tecnologias, inseridas no contexto escolar por meio da linguagem audiovisual podem tornar o aprendizado significativo e aproximar o aluno da sua comunidade. Para tanto, aportamos nossa pesquisa em contribuições teóricas de autores da Linguística Aplicada como Moita Lopes (2009), Biazi (2007) e Dias (2007); Bauman (2001; 2005) para as questões relacionadas à identidade; Bakhtin (1992) para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem;  Kleiman (2014), Coscarelli (2019), Marcuschi e Xavier (2005) e Rojo (2012) nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos, aos gêneros digitais e aos multiletramentos. Quanto à fundamentação teórica do gênero documentário, utilizamos as pesquisas de Nichols (2005; 2012) e Ramos (2000; 2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Lüdke e André (2013) e se configura como uma pesquisa-ação tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática optamos pelo Projeto Didático, de Gênero de Guimarães e Kersch (2012). Acreditamos na relevância do nosso trabalho para o ensino de Língua Portuguesa por estar em consonância com as exigências postas à educação contemporânea. Nesse sentido, a produção de documentário no Ensino Fundamental II, com base nas propostas de multiletramentos, será importante para a construção de aprendizagens significativas e dará possibilidade aos alunos de compreenderem de forma responsiva e crítica os diferentes discursos que circulam socialmente.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 11/12/2020 00:35