Banca de DEFESA: ANA GLORIA ROGERIO DE CARVALHO GAMA

DISCENTE : ANA GLORIA ROGERIO DE CARVALHO GAMA
DATA : 17/12/2020
LOCAL: Ambiente virtual

PROJETOS DE LETRAMENTO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Projetos de Letramento. Educação para o Trânsito. Gêneros Textuais. Ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.

Os elevados índices de acidentes e mortes no trânsito levaram à Organização das Nações Unidas (ONU, 2011) a definir o período de 2011 a2020 como a “Década de Ações para Segurança Viária no Mundo”, recomendando que todos os países planejem e executem ações com intuito de reduzir vítimas. Nesse sentido, este trabalho centra foco na educação para o trânsito e tem como objetivo investigar as implicações dos Projetos de Letramento para a melhoria das práticas de leitura e de escrita dos alunos assim como para a sua atuação consciente no trânsito. A partir disso, delineamos como objetivos específicos: identificar as contribuições dos projetos de letramento para a geração de práticas sociais compatíveis com orientações da educação para o trânsito; e analisar a influência das práticas de leitura e de escrita desenvolvidas durante o projeto para a melhoria dos letramentos dos alunos. Participaram da pesquisa discentes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública municipal da cidade de São Bento do Trairí-RN. Teoricamente, fundamentamo-nos na perspectiva do Letramento como prática social (KLEIMAN, 2005; 2010), nos pressupostos dos Projetos de Letramento (OLIVEIRA, 2008); (TINOCO, 2008); (SANTOS, 2012); (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), assim como na Teoria dos Gêneros Textuais (BRONCKART, 2003), (MARCUSCHI, 2001; 2008) e nos dispositivos legais que regem a condução de veículos no trânsito (BRASIL, DENATRAN (2006); (PAULUS, 2012). Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), de abordagens de dados qualitativos (BOGDAN; BIKLEN, 1994), visto que implementamos uma análise indutiva das questões investigadas, procurando interpretá-las a partir do que expressam os colaboradores da pesquisa acerca do seu fazer durante as ações do projeto. As análises dos dados apontam que o desenvolvimento do Projeto de Letramento suscitou o envolvimento ativo dos alunos nas ações e atividades realizadas, o que contribuiu para a melhoria das práticas de leitura e de escrita, como também para despertar o seu comportamento responsável no trânsito.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES