RITMO E POESIA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura de poemas numa perspectiva lítero-musical
Leitura. Poema. Música. Transdisciplinaridade. Ensino
Nossa pesquisa tem como foco a leitura de poemas e músicas, que pode auxiliar no desenvolvimento da interpretação. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em aulas de Língua Portuguesa e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. Nossa concepção é de que a música e a poesia podem ser grandes aliadas nessa missão. Para interferir na realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa foi analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva transdisciplinar, que visou à melhoria das práticas de leitura, a partir do gênero poema articulado ao gênero musical. Como objetivos específicos, pretendemos identificar aspectos que facilitassem a leitura de poema; Investigar a compreensão dos alunos na leitura de texto do gênero poema; Refletir sobre a articulação música e poesia na formação da competência leitora. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005), com abordagem qualitativa de dados (BODGAN; BIKLEN, 1994). Estruturamos nossa fundamentação teórica quanto às concepções de leitura (SOLÉ, 2008; JOUVE, 2002; KLEIMAN, 2004), assim como nossas concepções de leitura literária (JOUVE, 2012; TODOROV, 2010; ALVES, 2013; REZENDE, 2013; COSSON, 2018); ainda apreendemos a teoria sobre poema (AVERBUCK, 1993; PINHEIRO, 2002; SORRENTI, 2009; MARCUSCHI, 2005; PILATI, 2017; GEBARA, 2007). E por fim, trouxemos concepções sobre a música (PENNA, 2014; COSTA, 2002; TATIT, 2007; 2008; CONTADOR e FERREIRA, 1997) e sobre transdisciplinaridade (MORIN, 2007; 2014). Os resultados mostraram que a leitura do gênero poema articulada à música não só contribuiu para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, mas também constituiu um fator de motivação e desenvolvimento do gosto pela leitura.