Banca de DEFESA: SARA MIRTES DE MACEDO DANTAS SILVA

DATA : 10/08/2020
LOCAL: aMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

O QUADRINHO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM O GÊNERO CHARGE

Ensino. Leitura. Multimodalidade. Charge.

Sabemos que são inúmeros os problemas de aprendizagem no cotidiano da sala de aula, não apenas em Língua Portuguesa como também nas demais disciplinas. Contudo, observamos que os alunos apresentam como uma das dificuldades, a leitura e a compreensão de textos. Assim, o fato decisivo para que a pesquisa tivesse esse foco de discussão partiu da aplicação de um questionário com os discentes, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, na cidade de Santa Cruz-RN. Para isso, escolhemos o gênero multimodal charge, tendo em vista que, com o surgimento das mídias tecnológicas, textos que apresentam multisemioses estão cada vez mais presentes no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, nosso objetivo geral foi investigar se os alunos são capazes de ler e compreender adequadamente textos multimodais do gênero charge. Como objetivos específicos, analisamos a compreensão dos alunos quanto à leitura do texto multimodal e procuramos averiguar os resultados alcançados com relação à construção de sentido que os alunos fizeram a partir da leitura da charge. Quanto à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2011), visto que o laboratório foi a própria sala de aula. A pesquisa é de base qualitativa, porque analisamos a leitura e a compreensão dos alunos através de uma abordagem interpretativista, a partir da aplicação de uma sequência didática tendo como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como referencial, utilizamos ainda, os estudos de Bortoni-Ricardo (2008) a respeito do professor pesquisador, Antunes (2003) no que se refere às aulas de Língua Portuguesa, Marcuschi (2005) na abordagem dos gêneros textuais, Koch e Elias (2006), e ainda, Solé (1998) na leitura e compreensão de texto, Dionísio (2006) no que concerne a multimodalidade presente nos textos, Oliveira (2001), Ramos (2009), Flôres (2002), Romualdo (2000/2004), Mouco (2007) a respeito do gênero charge. Quanto aos resultados alcançados, na leitura da primeira charge, sem a intervenção do professor, os alunos demostraram apenas o conhecimento de mundo sobre a imagem, atentando para as linguagens verbal e não verbal, porém, ainda de forma superficial. Nas leituras seguintes, após a aplicação da SD, os alunos continuaram apoiando-se em seus conhecimentos e experiências prévias, mas também, analisaram no texto, de forma mais particularizada ,os aspectos multimodais (cromáticos, icônicos e tipográficos) e ainda, conforme Antunes (2010), consideraram os aspectos globais do texto, sendo eles, o universo de referência, a unidade semântica (temática), o propósito comunicativo, os esquemas de composição, e as relações com outros textos (intertextualidade). Assim, concluímos que esse trabalho de pesquisa trouxe resultados positivos, pois os dados revelaram um pequeno, embora significativo avanço nas habilidades de leitura dos alunos participantes, visto que apresentaram uma melhoria, ainda que incipiente, quanto a compreensão leitora do texto multimodal.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO