Banca de DEFESA: JOÃO JAILSON DA SILVA JÚNIOR

DISCENTE : JOÃO JAILSON DA SILVA JÚNIOR
DATA : 04/08/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO: O GÊNERO MEMÓRIAS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Letramento literário. Memórias literárias. Ensino.

Esse estudo pretendeu analisar a contribuição da vivência de letramento literário na formação leitora de alunos de 7º ano de escola de rede estadual de ensino através do gênero textual memórias literárias. O projeto tomou como base a problemática do desinteresse dos alunos pela leitura de textos literários, o que motivou a organização da sequência básica, modelizada por Cosson (2006), lastreada pelo tema memória, sobre o qual os estudos de Bosi (2004), Bakhtin (1997), Candau (2011) e Hawbwachs (1990) ajudaram a conceituar. O livro Bisa Bia, Bisa Bel (1982), de Ana Maria Machado norteia a resolução de tal problemática. Durante oito oficinas, organizadas ao longo de dez aulas, foram realizadas atividades que envolveram não apenas a leitura da referida obra, mas a inserção do universo temático que a envolve, através de filme, música, entrevistas e da própria vivência dos participantes da pesquisa. Como resultado desse trabalho, buscamos estimular a competência leitora, a formação do hábito de leitura nos alunos e consequentemente, a ampliação da capacidade de escrita de memórias literárias que resultou em um produto final.

Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Externa à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA - UEPB
Notícia cadastrada em: 03/08/2020 08:59