Banca de DEFESA: DÉBORA RAQUIEL DA SILVA LOPES

DISCENTE : DÉBORA RAQUIEL DA SILVA LOPES
DATA : 03/08/2020
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

CORDEL: ARTEFATO DE ENCANTAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA.

Leitura. Cordel. Poesia. Ensino.

Essa pesquisa, de caráter interventivo, foi realizada com alunos do 7º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz/ RN. Primeiramente trata da leitura a partir da perspectiva dos PCNS (1998), pontuando sobre a necessidade de um trabalho contínuo e permanente, para a construção e efetivação de uma política de formação de leitores nas escolas, através do trabalho diário com a leitura. Sabemos haver diversos caminhos para o incentivo à leitura em sala de aula, assim, optamos pela leitura do Cordel como possibilidade de encantamento, considerando sua importância enquanto artefato artístico e cultural, como manifestação tipicamente nordestina, por acreditá-lo capaz da “catarse literária” que o gozo de sua leitura pode provocar, assim como, pelas múltiplas possibilidades conhecidas que lhe são inerentes. Apresentamos textos do cânone literário popular, bem como oportunizamos o contato com vários textos de cordelistas locais e regionais, a fim de valorizarmos as produções literárias e culturais potiguares. Nesta pesquisa de base interventiva, o objetivo geral foi investigar a recepção dada pelos estudantes ao gênero cordel por meio de dados obtidos e analisados através da leitura de um dado recorte. Como objetivos específicos, procuramos verificar os entraves por que passa a formação do leitor em sala de aula, em especial, ao que se refere ao letramento poético, além de avaliar a importância da leitura do cordel na formação do leitor, através da análise dos dados produzidos pelos alunos participantes. Para atestarmos o êxito de nossa intervenção partimos da seguinte problemática: diante da falta de interesse pela leitura na sala de aula, o cordel pode, pelo caráter lúdico que o reveste servir para que o desejo de ler seja restabelecido? Questionamos como tratar a leitura em sala de aula com o rigor necessário para que o aluno atinja a proficiência leitora. A aplicação da pesquisa-ação e a análise dos resultados foram guiadas pelos pressupostos de THIOLLENT (2011), e a sequência básica aplicada foi com base nas oficinas sugeridas por COSSON (2014). Também seguimos rumos teóricos fundamentados em CANDIDO (1989, 2013), BOSI (2000), PINHEIRO (1995), BAKHTIN (2009), LAJOLO (1993,1997), SANTOS (2008), FREIRE (1996), GRAMSCI (1984, 2002), WALLON (1975, 1995), GASPARIN (2001), FÁVERO (2003), CHAUÍ (2009), AUSUBEL (1980), JAUSS (1994), dentre outros.

Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Externa à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA - UEPB
Notícia cadastrada em: 03/08/2020 08:54