Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CAMBUI ROSADO DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA CAMBUI ROSADO DA SILVEIRA
DATA : 13/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: UFRN / NATAL
TÍTULO:

RITMO E POESIA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura de poemas numa perspectiva lítero-musical


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Poema. Música. Transdisciplinaridade


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A leitura literária, especialmente de poemas, entre os jovens, tem ficado cada vez mais escassa. No entanto, sabemos que um gênero tão rico, repleto de conotações, não pode ser esquecido em sala de aula. Ele pode auxiliar no desenvolvimento da interpretação e principalmente da leitura. Nesse contexto, o professor de Língua Portuguesa, pode assumir uma postura inovadora em aulas de Língua Portuguesa e utilizar estratégias para motivar o aluno a ler por prazer. A música pode ser uma grande aliada nessa missão. Para interferir nessa realidade escolar, planejamos e desenvolvemos uma intervenção com alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Natal-RN. Para tanto, nosso objetivo de pesquisa é analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica, numa perspectiva intertextual, que visa a melhoria das práticas de leitura, a partir do gênero poema articulado ao gênero musical, tomando os poemas “Cante lá, que eu canto cá” - Patativa do Assaré, “Motivo” – Cecília Meireles, “A rosa de Hiroxima” – Vinícius de Moraes, “Fanatismo” – Florbela Espanca, “Trem de ferro” – Manuel Bandeira, “José” - Carlos Drummond de Andrade, “Tem gente com fome” – Solano Trindade e os Raps “Poema de Rua” – Filosofia rap, “Porque eu rimo” – Emicida, “Junto e misturado” – MV Bill. Como objetivos específicos pretendemos: Identificar aspectos que facilitem a leitura de poema; Investigar a compreensão dos alunos na leitura de texto do gênero poema; Compreender como se dá a articulação música e poesia na formação da competência leitora e propor, como produto final, o projeto escolar REP – Ritmo, Escola e Poesia, almejando uma continuidade. Nossa abordagem metodológica foi construída a partir da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005), com abordagem qualitativa de dados (BODGAN; BIKLEN, 1994). Estruturamos nossa fundamentação teórica quanto às concepções de leitura (SOLÉ, 2008; JOUVE, 2002; KLEIMAN, 2004;), assim como nossas concepções de leitura literária (JOUVE, 2012; TODOROV, 2010; ALVES, 2013; REZENDE, 2013); e de letramento literário (COSSON, 2018); ainda apreendemos a teoria sobre poema (AVERBUCK, 1993; PINHEIRO, 2002; SORRENTI, 2009; MARCUSCHI, 2005; PILATI, 2017; GEBARA, 2007). E por fim, pretendemos desenvolver concepções sobre a música (PENNA, 2014; COSTA, 2002; TATIT, 2007; 2008; CONTADOR, 1997) e sobre transdisciplinaridade (MORIN, 2007; 2014;).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 10:59
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