Banca de DEFESA: EDVANILSON DE OLIVEIRA

DISCENTE : EDVANILSON DE OLIVEIRA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: UFRN - CCHLA

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA

Gêneros Textuais. Crônica. Sequência Didática. Produção Textual e Ensino.

O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual ambos encontram dificuldades na aquisição da linguagem escrita, como também na prática de leitura. Diante disso, entendemos que é na escola que podemos proporcionar meios para que esses alunos possam sanar essas dificuldades. Nosso trabalho teve como público alvo os alunos da turma do 9º ano do ensino fundamental, do município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Nosso objetivo principal foi investigar a evolução na escrita dos alunos a partir do gênero textual crônica em suas produções escritas, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Justificamos a escolha desse gênero pelas suas características em relatar, descrever, apresentar fatos do cotidiano, o que possibilitou a imersão dos estudantes em práticas leitoras e (re)criação de suas próprias produções textuais. Percebemos que esta pesquisa teve sua relevância no sentido de poder contribuir para o ensino de Língua Portuguesa e aperfeiçoar a experiência, enquanto professor que se dedica à melhoria da leitura e da escrita em sala de aula. Embora nosso objeto de estudo seja a escrita, não devemos desenvolver essa sem aquela, pois não se produz texto sem primeiro termos lido sobre o gênero estudado. Para desenvolvemos esse trabalho, através da aplicação de sequência didática que tomamos como referência os estudos de Dolz e Schneuwly (2004). Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com os estudos de Dionne, (2007); Thiollent (1988) e, com base na pesquisa qualitativa, Moreira (2006). Para a análise dos textos dos alunos seguimos os estudos de Marcuschi (2008); Bakhtin (2003). Constatamos, em todo esse processo, que a escolha do gênero textual “crônica”, para a realização desse trabalho, foi um facilitador, uma vez que é um gênero com características da realidade dos alunos, em que “tudo pode virar crônica”, eles sempre ouviam essa frase do professor.  Além de apresentar temas do cotidiano, a linguagem é simples, é um texto curto e fácil de produzi-lo, onde escrever deixou de ser um desafio e passou a ser uma realidade. Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interna - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO