Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZANDRA APARECIDA DE AZEVEDO SILVA

DISCENTE : LIZANDRA APARECIDA DE AZEVEDO SILVA
DATA : 22/08/2019
LOCAL: A definir

LETRAMENTOS EM ATIVIDADES DE TRABALHO: UMA PROPOSTA DE ESCRITA COM O GÊNERO MEMÓRIAS.

Processo ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Letramentos. Gênero discursivo Memórias.

Este trabalho compreende práticas de leitura e escrita com o gênero memórias a partir do resgate de letramentos em atividades de trabalho e relatos dos pais ou de outros membros da família dos educandos na perspectiva de melhorar o desempenho da turma em atividades de escrita. O principal objetivo é analisar a aplicação de uma Proposta Didática de Gênero (PDG) que contempla os letramentos de trabalho vivenciados por pais e demais membros da comunidade escolar, a partir de práticas de escrita desenvolvidas pelos alunos, com o gênero discursivo memórias. Em termos específicos, estabelecemos aplicar a proposta didática de gênero com foco nas dificuldades apresentadas pelos alunos em suas produções escritas, como também de desenvolver habilidades de escrita a partir de práticas de revisão e refacção de textos com base nos aspectos discursivos específicos do gênero memórias. A referida intervenção ocorreu em uma turma de alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Acari-RN. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BODGAN; BIKLEN, 1994). Para tanto, tomamos como aportes teóricos os fundamentos advindos dos Estudos de Letramento como práticas sociais (KLEIMAN, 2012; SOARES, 2001; ROJO; OLIVEIRA, 2008), assim como dos Letramentos de trabalho (PAZ, 2008) e a teoria dos Gêneros Discursivos (BAKHTIN, 2003), mais especificamente com ênfase no Gênero Discursivo Memórias (CLARA; ALTENFELDER; ALMEIDA, 2010) como artefato material nas práticas de letramento. Os resultados da proposta de intervenção apontam para a melhoria das produções escritas dos alunos, assim como aproximação das suas histórias familiares por meio da construção do gênero discursivo memórias.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 21/08/2019 14:53