Banca de QUALIFICAÇÃO: JAECIA LARISSE SANTOS FERREIRA DE LIMA

DISCENTE : JAECIA LARISSE SANTOS FERREIRA DE LIMA
DATA : 16/08/2019
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA 7

A RETEXTUALIZAÇÃO COM O GÊNERO ENTREVISTA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Língua Portuguesa. Ensino. Fala e Escrita. Entrevista. Retextualização.

É perceptível aos profissionais envolvidos na Educação Básica, principalmente a nós, professores de língua materna, a dificuldade que constantemente os alunos apresentam para se expressar nas mais diversas situações de interação. Seja na escrita, seja na oralidade, os estudantes demonstram dificuldades para organizar os textos que lhes são solicitados durante atividades didático-pedagógicas, considerando-se, entre outros aspectos, o que dizer, para que dizer, a quem o texto se direciona, de que forma dizer. Defendemos, desse modo, que o ensino das práticas da língua falada e da escrita em sala de aula possibilita ao aluno o desenvolvimento de sua competência linguístico-comunicativa, ao prepará-lo para o uso da língua em diferentes situações de interação. Por isso, este estudo será orientado por trabalhos relacionados à relação entre fala e escrita, os quais privilegiam o texto oriundo de situações de uso concreto da língua. Partimos, para tanto, da compreensão de que a relação entre fala e escrita ocorre em um continuum e que estas modalidades não são dicotômicas. Desse modo, nossa pesquisa será norteada pelas seguintes questões: os alunos do 8º ano do ensino fundamental produzem textos escritos a partir de versões retextualizadas da língua falada? Que operações linguístico-discursivas eles utilizam na retextualização de uma modalidade para outra, no gênero entrevista? Sendo assim, elegemos como objetivo geral desta pesquisa investigar como os alunos do 8º ano do ensino fundamental retextualizam suas produções, a partir da modalidade falada para uma versão escrita, no gênero entrevista. Do ponto de vista específico, selecionamos os seguintes objetivos: a) reconhecer a relação entre a fala e a escrita, nas produções dos alunos, tendo em vista o contínuo tipológico; b) identificar as estratégias linguístico-discursivas usadas pelos alunos no processo de retextualização da fala para a escrita; c) analisar as operações linguístico- discursivas no processo de retextualização da fala para a escrita, no gênero textual entrevista, produzida pelos alunos. Do ponto de vista metodológico, este trabalho seguirá as orientações da pesquisa-ação e será considerada uma abordagem qualitativa para a análise dos dados. Para a concretização da pesquisa-ação, aplicaremos uma proposta de intervenção em sala de aula de Língua Portuguesa, trabalho didático-pedagógico desenvolvido em uma sequência didática, com base na proposta de Dolz, Schnewuly e Noverraz (2004). O corpus da pesquisa será constituído por entrevistas retextualizadas pelos alunos a partir de dados desse gênero coletados oralmente (com base no sistema da Análise da Conversação). Tomaremos como categorias de análise para esta investigação, o modelo das operações textual-discursivas na passagem do texto da modalidade oral para a escrita, conforme proposto por Marcuschi (2010). Teoricamente, basear-nos-emos em trabalhos que seguem propostas interacionais, a partir dos trabalhos de Andrade e Aquino (2012); Leal e Gois (2012); Marcuschi (2005 e 2010); Hoffnagel (2002); Schhneuwly e Dolz (2004), entre outros. Tendo em vista que não realizamos a coleta de dados, não apresentamos resultados da pesquisa.

Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO