Banca de DEFESA: CLEUNICE CRISTINA SILVA ARAÚJO

DATA : 12/06/2019
LOCAL: AUDITÓRIO C - CCHLA UFRN NATAL

A LITERATURA DE MASSA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER O GOSTO PELA LEITURA

Literatura de Massa. Leitura e Ensino. Gêneros Textuais.

Diante do crescente desinteresse pela leitura, é preciso encontrar meios que possam estimular os alunos a desenvolverem o hábito e o gosto pela leitura de maneira autônoma e prazerosa. Assim, é perceptível que todo o tradicionalismo no ensino da língua não tem levado em consideração uma ferramenta que, bem utilizada, pode servir como nova abordagem para a formação de leitores dentro e fora dos muros da escola. A Literatura de Massa tem despertado o interesse dos jovens pela leitura a partir de narrativas que se aproximam de suas realidades e faixa etária. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver o gosto pela leitura, trazendo, consequentemente, avanços que a leitura proporciona no tocante ao uso da língua. Como objetivos específicos propomos inserir a Literatura de Massa nas atividades de sala de aula, a fim de avaliar a evolução dos alunos no que diz respeito ao gosto e ao hábito da leitura. Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa de caráter interpretativista, com foco na pesquisa-ação de acordo com Thiollent (2013). A escolha do presente gênero como objeto de estudo se justifica por se tratar de uma linguagem que envolve o imaginário do leitor, e, ainda assim, pode tratar de temas atuais importantes e desenvolver, não apenas o domínio da Língua Portuguesa, mas cuja leitura pode desenvolver a capacidade crítica do aluno. Este estudo tem sua relevância em virtude de tratar de uma ferramenta diferente, que foge ao tradicionalismo da Literatura Clássica e inova o trabalho com a leitura, embora uma não exclua a outra. O corpus desta pesquisa consiste na obra da literatura estrangeira Starters, livro de ficção científica, um dos gêneros da Literatura de Massa, escolhido pelos próprios alunos, o qual foi trabalhado nas oficinas de leitura e produção de texto, como também serviu de ancoragem para associar o referencial teórico adotado nesta pesquisa. O trabalho foi realizado numa escola municipal na cidade de Jucurutu, numa turma de 8º ano do EF. Para desenvolver a pesquisa em sala de aula, apropriamo-nos da Sequência Didática como estratégia para desenvolver o prazer pela leitura através dos gêneros da Literatura de Massa. Foram tomados como referenciais teóricos Bakhtin (2003), Marcushi (2008), Sodré (1998) e em Irandé (2009) para entender a dimensão dos gêneros textuais. Já em Seibert (2015), Gagliari (2002), Solé (1998), Freire (1992) e Lajolo (1988), Koch e Elias (2009), Tavela (2010), Ceccantini (2006), aprofundamos o debate sobre as estratégias de leitura e sua relevância.  Em relação à SD utilizamos o modelo proposto por Schneuwly, Noverraz e Dolz (2013). Nas análises, procuramos observar como se dá essa intervenção e como esse gênero contribuiu para aproximar os alunos de forma natural da leitura. Na SD, foram produzidas oficinas de leitura, debates, trabalhamos com estudo dos gêneros, produções textuais, vocabulário e domínio da linguagem, inferência e coerência. Além de propostas de atividades para iniciar a leitura e sugestões de títulos. Assim, podemos afirmar que os resultados alcançados a partir da leitura dos Gêneros de Massa em sala de aula foram positivos, uma vez que identificamos que através do uso dessa literatura surgem novos leitores, que leem diariamente por conta própria, com avanços significativos. Desse modo, mesmo enfrentando algumas dificuldades ao longo da intervenção, percebemos um novo olhar da maioria dos alunos sobre o ato de ler, a partir de livros que se aproximam do seu cotidiano, tornando-se significativo e eficaz para sua vida escolar e social.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS