Banca de QUALIFICAÇÃO: IONARA REGIA SILVA GUIMARAES

DISCENTE : IONARA REGIA SILVA GUIMARAES
DATA : 10/05/2019
LOCAL: BLOCO B - SALA 02

A ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LEXICAL NAS AULAS DE PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEME

Variação Lexical. Meme. Pesquisa-ação. Sequência Didática.

Em diversas situações, não é incomum o professor de Língua Portuguesa se deparar com a dificuldade dos alunos em entender a diversidade linguística. Diante disso, alinhando o ensino da língua materna ao uso das novas tecnologias, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a variação lexical nas diferentes interações sociais encontradas no gênero textual meme. Dessa forma, pretendemos refletir sobre a língua e suas variações, levando os alunos a identificar os diferentes modos de falar que fazem parte da identidade social e cultural de cada comunidade em diferentes contextos. Também buscamos desmistificar os conceitos de acerto e erro, ainda bastante persistente no ensino de língua, valorizando as diversidades. Para esta pesquisa, tomamos como base os pressupostos teóricos sociolinguísticos de Labov (2008), Bagno (2004, 2008, 2009) e Bortoni-Ricardo (2004); com relação à análise do discurso, Bakhtin (2003); sobre multimodalidade, os estudos de Dionísio (2006); e no tocante ao gênero textual meme, as considerações de Dawkins (1976), Moraes, Mendes e Lucarelli (2011), dentre outros. A pesquisa está sendo desenvolvida em uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual, no município de Parelhas/RN. Para tanto, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), uma vez que a problemática surgiu na sala de aula, devendo ser, portanto, investigada por parte das pessoas envolvidas – professora-pesquisadora e alunos – a partir de uma intervenção pedagógica que será desenvolvida através de uma sequência didática, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como resultados, esperamos conscientizar nossos alunos quanto à heterogeneidade da Língua Portuguesa, mostrando que a sua diversidade deve ser respeitada de forma a combater o preconceito linguístico.

Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Externa ao Programa - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 25/04/2019 17:59