Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA MIRTES DE MACEDO DANTAS SILVA

DISCENTE : SARA MIRTES DE MACEDO DANTAS SILVA
DATA : 23/05/2019
LOCAL: Bloco B - sala 2

CHARGE E TIRINHA NA SALA DE AULA:

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM QUADRINHOS

Ensino. Leitura. Multimodalidade. Charge. Tirinha.

Sabemos que são inúmeras as dificuldades de aprendizagem no cotidiano em sala de aula, não apenas em Língua Portuguesa como também nas demais disciplinas. Contudo, observamos que os alunos apresentam como uma das dificuldades, a leitura e a compreensão de textos. A partir disso, realizamos uma pesquisa com a aplicação de uma intervenção pedagógica, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Santa Cruz, RN. Escolhemos os gêneros multimodais na sala de aula, uma vez que ler e compreender, nos dias atuais, se torna essencial, ao considerarmos que o leitor contemporâneo é bombardeado por palavras, gestos, cores e imagens, que requerem uma interpretação multissemiótica. Assim, optamos por desenvolver um trabalho de análise dos gêneros multimodais charge e tirinha, tendo em vista que, com o surgimento das mídias tecnológicas, os textos que apresentam multisemioses estão cada vez mais presentes no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, diante dos problemas, relacionados à leitura e à compreensão de textos, justificamos o estudo dos referidos gêneros, visto que pode ajudar na construção de sentidos, a fim de estabelecer uma melhor evolução da aprendizagem e ainda fomentar o prazer pela leitura. Quanto à metodologia, realizaremos uma pesquisa-ação conforme Thiollent (2011), com a análise de natureza qualitativa dos dados, a partir da aplicação de uma sequência didática tendo como base os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Tomamos ainda como referencial as teorias de Antunes (2003), Marcuschi (2005), Koch e Elias (2006), Solé (1998), Dionísio (2006), Oliveira (2001), Ramos (2009), entre outros autores. Como resultado deste trabalho de pesquisa, esperamos melhorar a competência leitora desses estudantes, haja vista que a leitura tem um papel fundamental quanto à inserção do homem na sociedade, podendo orientá-lo com relação a um posicionamento crítico e consciente sobre a realidade que o cerca.

Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES