Banca de DEFESA: EMANOEL VICENTE DO NASCIMENTO

DISCENTE : EMANOEL VICENTE DO NASCIMENTO
DATA : 11/04/2019
LOCAL: Campus de Currais Novos - sala B7

O PLANO DE TEXTO NO GÊNERO RELATO PESSOAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino; Plano de texto; Relato pessoal; Sequência narrativa.

Neste trabalho, elegemos como objeto de estudo o plano de texto materializado no gênero Relato Pessoal. Trata-se de umainvestigaçãodefinida a partir de problemas identificados nos textos escritos dos alunos do 7º Ano do ensino fundamental, quanto ao domínio do plano de texto do gênero Relato Pessoal, realizada em uma escola públicano estado da Paraíba. Nesse âmbito, observamos que os alunos não possuíam conhecimento que os tornassem capazes de produzir um texto com um plano definido, conectando o todo e as partes, a partir do reconhecimento de um gênero.Definimos, desse modo, investigar o texto escrito produzido por esses alunos, a fim de analisar como estes organizavam seus textos,de modo a cumprir uma função comunicativa específica. Teoricamente, assumimos uma visão interacional de língua,tendo o texto como objeto empírico e de ensino e aprendizagem, com base em discussões de alguns teóricos (ADAM, 2011; MARCUSCHI, 2008, KOCH, 2011). Refletimos sobre o plano de texto, na sua relação com o gênero discursivo Relato Pessoal, tendo sido a categoria definida na análise das produções textuais dos alunos, discussão subsidiada em Adam (2011) e Cabral (2013).  Do ponto de vista metodológico, nos orientamospela pesquisa-ação, haja vista nossa interferência na realidade escolar, objetivando o enfrentamento aos problemas relativos ao ensino de Língua Portuguesa, na nossa própria sala de aula. Nessa direção, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa para análise dos dados obtidos, os textos dos alunos, a partir do contexto em que eles ocorreram, o que possibilitou a construção de seus significados. Para a constituição do corpus de investigação, seguimos as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que se refere ao procedimento da sequência didática, com vistas à constituição do corpus e ao desenvolvimento da proposta de intervenção. Os resultados deste estudo apontaram que os alunos obtiveram avanços na estruturação dos planos de texto, bem como na utilização de sequências textuais narrativas, quando comparamos as versões inicial e final dos Relatos Pessoais.Tais resultados apontam para a eficácia do trabalho sistemático em sala de aula, com vistas à minimização de problemas detectados. O resultado desse trabalhocom os alunos também possibilitou a organização de uma coletânea de textos impressos, no gênero Relato Pessoal, apresentada para a comunidade escolar como produto final desta pesquisa.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interna - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO