Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CAVALCANTE BARBOSA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA CAVALCANTE BARBOSA E SILVA
DATA : 06/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA B2
TÍTULO:

A produção escrita do texto argumentativo de alunos do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Produção escrita, Texto argumentativo, Pesquisa-ação.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta investigação teve como motivação os problemas na escrita apresentados pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em Fortaleza – CE. Dessa forma, definimos como objetivo, investigar a produção textual desses alunos, especificamente com relação à construção de argumentos. Assim sendo, essa pesquisa é fundamentada teoricamente nos trabalhos de Costa Val (1994) Koch (1984, 2010), Cavalcante (2013), Geraldi (2004), Marcuschi (2002, 2008, 2010), Antunes (2010), Adam (2011),  entre outros, no que diz respeito à concepção de texto, tipologia textual e texto argumentativo.  Com relação à argumentação e ao ensino do texto argumentativo, seguimos os estudos de Perelman (1970), Fiorin (2017), Breton (1999), Koch e Elias (2017), Faraco (1992), além das contribuições de outros pesquisadores. Metodologicamente, por se tratar de uma pesquisa-ação, a qual segue uma abordagem qualitativa, buscamos as orientações de Brandão (1990), Bogdan e Biklen (1994), Thiollent (1998), entre outros. Tendo em vista se tratar de uma proposta de trabalho de intervenção, os dados foram coletados por meio da aplicação de uma sequência didática, conforme as orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Assim sendo, o corpus da pesquisa foi composto pelas produções textuais iniciais e finais dos alunos, dos quais procedemos a análise dos dados nesses dois momentos.  Nessa perspectiva, os problemas observados na produção inicial direcionaram as atividades pedagógicas durante a intervenção. Assim sendo, foi possível comparar a produção de texto dos alunos antes e após desenvolvermos a proposta, tendo os resultados revelados a eficácia do trabalho realizado, visto que os alunos passaram a escrever textos argumentativos mais significativos conseguindo, inclusive posicionarem-se de forma mais crítica diante de questões sociais importantes. Percebeu-se também melhoria, no que se refere ao desenvolvimento da competência comunicativa, mais especificamente com relação à produção escrita do texto argumentativo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 05/09/2018 13:42
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