Banca de DEFESA: LECY LUIZ RAIMUNDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LECY LUIZ RAIMUNDO DA SILVA
DATA : 11/09/2018
HORA: 14:30
LOCAL: BLOCO B SALA 07
TÍTULO:

MEMÓRIAS: UM TRAMPOLIM PARA A ESCRITA


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita como processo. Produção textual. Gênero Memórias


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Sendo a sociedade grafocêntrica e estando organizada em torno da palavra, ler e escrever são habilidades essenciais para a inserção do indivíduo no mundo do conhecimento sistematizado. É perceptível a visão negativa de muito estudantes quando o assunto é a produção textual, tendo em vista o desinteresse dos educandos para produzir textos. O ato de escrever é visto como uma imposição, um fardo negativo que gera o pressuposto da obrigação e, praticamente, nenhum contentamento. Por isso, as práticas de ensino que envolvem a escrita precisam ajustar-se às orientações da proposta educacional vigente no país afim de enfatizar  o desenvolvimento da competência escritora dos alunos. Nesse contexto, tendo como base o desenvolvimento da escrita, o gênero memórias literárias é difundido nas salas de aula no período das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Esta pesquisa pretende enfocar o gênero memórias sob outra ótica, na qual considera o rememorar afetivo dos próprios alunos, usando-o como instrumento para aguçar o prazer de escrever, pois quando se escreve sobre um tema ou algo que se conhece, a escrita flui de modo mais leve e satisfatório. Além disso, atribui-se à gramática, no decorrer da sequência didática, uma função complementar para que seja utilizada em função do texto e da adequação às características especificas do gênero proposto. O objetivo geral é investigar como o gênero memórias pode contribuir para o desenvolvimento da competência escritora dos alunos, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica que enfatiza a escrita como um processo de construção de textos.  Os objetivos específicos são: 1) Analisar o processo de produção escrita dos alunos a partir do gênero memórias.  2) identificar as dificuldades linguísticas e gramaticais (ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal) apresentadas na produção escrita de todas as versões do texto; 3) analisar as atividades de reescritura do texto inicial; 4) comparar as produções textuais após a reescrita para observar os possíveis avanços. A metodologia está ancorada na pesquisa ação, na qual foi realizada uma intervenção pedagógica em que os alunos produziram textos, por meio de sequências didáticas – SD, em duas situações, a primeira produção (texto Inicial – TI) para análise inicial e a segunda produção (Texto Final – TF) para análise e avaliação final do processo de escrita de alunos do 6º ano da Escola Municipal Pedro de Azevedo Maia, situada no município de Barcelona/RN. Como aporte teórico, o estudo pauta-se nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2002), Geraldi (2003, 1993, 1996), Kato (2003), Marcuschi (2008), Passareli (2012), Travaglia (1996), Antunes (2007), Dolz; Schneuwly (2004), Le Goff (2003) Thiolent (1996), dentre outros. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Externo à Instituição - MARIA SUELY DA COSTA - UEPB
Notícia cadastrada em: 27/08/2018 21:04
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