Banca de DEFESA: FRANCISCO APARECIDO DE ALMEIDA SILVA

DATA : 13/06/2018
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

ORALIDADE E ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA: O GÊNERO SEMINÁRIO EM SALA DE AULA

Oralidade. Ensino. Gêneros Orais. Seminário. Pesquisa-ação.

A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais específicos, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige, igualmente ao que se prevê para a modalidade escrita, planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado algumas dificuldades na implementação do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades, propusemos desenvolver ações, por meio de sequência didática, a fim de trabalhar esse gênero da modalidade oral.  Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa - ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado (os seminários produzidos), possibilitaram constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA AUGUSTA GONÇALVES DE MACEDO REINALDO - UFCG
Notícia cadastrada em: 05/06/2018 06:37