Banca de DEFESA: FÁBIO DIAS DA SILVA

DISCENTE : FÁBIO DIAS DA SILVA
DATA : 28/05/2018
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

NAS ENTRELINHAS DO GÊNERO CANÇÃO:

Estratégias para a formação de um leitor proficiente

Gênero canção. Sequência Didática. Competência leitora

Para atender às necessidades sociais e exercer sua cidadania de forma mais reflexiva e participativa, faz-se necessário que nosso aluno realize uma leitura proficiente dos gêneros que o circundam. Conforme os resultados das últimas avaliações nacionais, como a Prova Brasil, os discentes estão aquém das exigências sociais, uma vez que decodificam sinais gráficos de maneira artificial, limitando-se apenas a entender os sentidos da superficialidade textual, alheios aos enunciados mais intrínsecos, não explícitos na materialidade do texto. Nessa conjuntura, elegemos como objetivo geral deste trabalho investigar, com alunos do 9º ano de uma escola estadual no município de Caicó-RN, como o Gênero Textual Canção contribui para a formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura, compreensão e interpretação das várias linguagens presentes neste gênero. Seguiremos o percurso metodológico qualitativo dos dados, na área da pesquisa-ação, conforme Thiollent (2011), guiado por atividades de uma Sequência Didática, aportados em Dolz, Noverraz & Schneuwly, (2004) e Costa-Hübes (2009). Já como aporte teórico no estudo dos letramentos, usamos escritos de Soares (2012); Rojo e Moura (2012), Candido (1998) e Cosson (2014). Quanto à concepção de língua, texto, leitura e compreensão e formação de leitor crítico, aportamos nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (2013), Koch (2011) e (2014), Leffa (1996) e Solé (1998) e, no embasamento do Gênero Textual e Gênero Canção, detemo-nos nas reflexões, respectivamente, de Marcuschi (2008), Maia (2007), Tatit (1987) e Costa (2002).   A partir dessas referências teóricas e metodológicas, foi feita uma análise das seguintes canções: Aos meus heróis – Julinho Marassi, Alegria, alegria – Caetano Veloso, Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré, Geração coca cola – Renato Russo e Brasil – Cazuza, abordando o contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e marcas linguístico-enunciativas. Os resultados desse trabalho evidenciam que, no Gênero Textual Canção, encontramos elementos capazes de formar um leitor proficiente, pois, além de uma linguagem rica em significados a serem formados, esse gênero está carregado de sonhos, denúncias, críticas sociais, sentimentos, ofertando oportunidade aos alunos de formarem opinião e refletirem sobre os conflitos sociais de uma época.

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO