Banca de DEFESA: MANOEL AVELINO DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL AVELINO DA SILVA FILHO
DATA : 21/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

TRANSFORMAÇÃO DO LEITOR DE ROMANCE FICCIONAL DE COSTUMES NO AMBIENTE ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento literário.Romance.Diário de leitura. Pesquisa-ação.

 

 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

A presente intervenção surge a partir de uma problemática: a fragilidade da leitura de textos literários no ambiente escolar, ou seja, a ausência desta leitura de forma mais frequente e sistemática nas aulas de Língua Portuguesa, bem como no cotidiano dos alunos fora da escola. Dessa constatação, surge a necessidade de criar estratégias e instrumentos que promovam a prática efetiva da leitura de textos literários pelos alunos. A opção foi pela leitura do romance em sala de aula, no oitavo ano do Ensino Fundamental tendo como objetivo principal contribuir com a formação leitora do aluno, seu letramento literário. Metodologicamente este trabalho se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), ou seja, uma intervenção em sala de aula, cujo corpus da pesquisa se constitui dos registros de leitura realizados pelos alunos durante as práticas leitoras e da condução e análise deste professor/interventor. Para tal intento, utilizamos o instrumento diário de leitura tendo como ancoragem teórica, Machado (1998), cuja análise nos   ofereceu dados sobre o desempenho de leitura do aluno no aspecto da construção de sentidos, avanços e dificuldades na formação de habilidades de leituras. No decorrer da análise foram considerados os estudos de Soares (1999), Cosson (2006) e Maia (2007), dentre outros, de modo que suscitasse no aluno o prazer de ler, apresentando instrumentos e suportes para auxiliá-lo no processo de busca de uma leitura proficiente e autônoma. Os resultados construídos durante a intervenção serviram para observarmos entre outros aspectos, os avanços dos alunos em termos de proficiência leitora, bem como a relação entre literatura e ensino, entre leitura e formação de leitores, incluindo-se, no caso, os professores que precisam, também, ser leitores proficientes a fim de poderem melhor atuar na constituição de sujeitos leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN
Notícia cadastrada em: 22/02/2018 21:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao