Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ADELÚCIA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ADELÚCIA DOS SANTOS
DATA : 25/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS
TÍTULO:

MEMÓRIA DAS PALAVRAS: UMA ALTERNATIVA DE ABORDAGEM DO SISTEMA LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Lexicologia. Lexicografia. Verbete de dicionário. Étimo africano. Português do Brasil.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

Nesse trabalho, pretendemos analisar as contribuições de ações direcionadas à formação lexical do português falado no Brasil para o conhecimento do aluno. Especificamente, buscamos aplicar estratégias de escrita que favoreçam a valorização dos vocábulos de origem africana que influenciaram a formação do nosso sistema lexical, possibilitar o (re)conhecimento do aporte lexical de base africana incorporado ao português falado no Brasil, suscitar no aluno o conhecimento mais amplo acerca de sua identidade linguística, apresentar o macro gênero dicionário ampliando a concepção de uso e finalidade e propor aos alunos a produção do gênero verbete de dicionário.A falta de sistematização da abordagem do conteúdo lexical, especificamente no que diz respeito à atuação das palavras de étimo africano na formação do léxico brasileiro, numa sala de aula de 9º ano de uma escola pública do estado da Paraíba, levou-nos aos seguintes questionamentos: como desenvolver uma abordagem signficativa e sistematizada do sistema lexical da língua portuguesa? E ainda: Quais as implicações dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem?Assim surgiu a necessidade de elaborar e desenvolver uma sequência didática que ofereça a possibilidade de trabalhar o léxico de uma forma mais efetiva, através do gênero verbete de dicionário. Para tanto, o presente estudo baseia-se nas seguintes contribuições teóricas: Krieger (2012, 2014), Santiago (2012) e Antunes (2012) nos estudos voltados para o Lexicografia e o léxico em sala de aula; Mendonça (1972), Castro (2001, 2012), Lopes (2006), Silva (2009) como embasamento para as questões relativas ao contato entre as línguas africanas e o português do Brasil; Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2008) nas orientações acerca da elaboração da sequência didática.A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa-ação deThiollent (1986), Caleffe (2006) e Fritzen (2012) a partir de uma perspectiva qualitativareferente aos dados de pesquisa. Como resultados, pretendemos ativar o conhecimento em relação à variada formação lexical da Língua Portuguesa, possibilitado que os alunos reconheçam sua identidade linguística, além de constatar a importância do dicionário como ferramenta potencial para o trabalho com o léxico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo à Instituição - ANTONIO LUCIANO PONTES - UERN
Notícia cadastrada em: 31/07/2017 09:40
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