Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA TIAGO DE MELO

DATA : 02/08/2017
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS

ENCONTRO COM LEITORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de leitura. Formação do leitor. Ensino de Português.

A frase “Eu não gosto de ler” dita pelos alunos, ao mesmo tempo em que é inquietante é também desafiadora para o professor, em especial o de Língua Portuguesa, haja vista que é constantemente atingido por cobranças para que proporcione às crianças e aos adolescentes um convívio estimulante com a leitura, assim como possibilite a ampliação da leitura do mundo e da leitura da palavra. Essa falta de interesse pela leitura acontece, muitas vezes, pelo fato deles não saberem ler na sua plenitude, realizando apenas uma leitura superficial na qual decodificam as letras presentes no texto, mas não o interpretam, não enxergam o que está implícito nas entrelinhas. Essa atitude é gerada, dentre vários motivos, pelo fato de que muitos alunos não têm contato sistemático com leitura de qualidade e com adultos leitores que os incentivem. A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer oportunidade para o desenvolvimento de atividades leituras, nas quais a diversidade de textos seja comtemplada, como também a preparação de leitores proficientes e práticas de leituras eficazes que contribuam para a formação de leitores competentes. Entende-se também por leitor competente aquele que, por iniciativa própria, seleciona, de acordo com suas necessidades e interesses, o que ler entre os vários tipos de textos que circulam socialmente. Partindo desse desafio causado por esse não gostar de ler que gera a dificuldade apresentada pelos alunos em realizar uma leitura proficiente e assim chegar à leitura crítica-reflexiva é que propomos, neste trabalho, refletir sobre o ensino de leitura e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica pautada na leitura e interpretação de livros literários de diferentes gêneros, utilizando a apresentação dinâmica desses livros como estratégia para o desenvolvimento das habilidades de ler e compreender. Para tanto, serão apresentados aos alunos do 9º ano de uma escola pública estadual do município de Currais Novos/RN diversos títulos de livros de literatura os quais estão catalogados na biblioteca da escola e na ONG “Casarão de Poesia”.  Nessa perspectiva, desenvolveremos uma pesquisa-ação, cujo objetivo geral é desenvolver a competência leitora dos alunos para que possam ler proficientemente, interpretar e dialogar com textos lidos. Fundamentamos nossa investigação nos aportes teóricos de Kleiman (1989; 1996), Martins (2006), Solé (2012), Liberato;Fulgêncio (2012), Schneuwly; Dolz (2004), Guimarães (2007), Cosson (2009), Cavalcante (2010), Elias; Koch (2012), Marcuschi (2005), além das orientações contidas na proposta educacional vigente. Dessa forma, esperamos contribuir para o aprendizado significativo da leitura e da compreensão de textos lidos, formando leitores proficientes.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO