Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO DIAS DA SILVA

DISCENTE : FÁBIO DIAS DA SILVA
DATA : 09/08/2017
LOCAL: Campus de Currais Novos

NAS ENTRELINHAS DO GÊNERO CANÇÃO:

Estratégias para a formação de um leitor proficiente

Gênero canção. Sequência Didática. Competência leitora

Apesar de estarem imersos em um universo letrado, a importância dada à leitura por nossos alunos está muito aquém das exigências sociais. Corroboram isso os resultados das últimas avaliações nacionais, como a Prova Brasil. Os discentes decodificam sinais gráficos de maneira artificial, limitando-se apenas a entender os sentidos da superficialidade textual, alheios aos enunciados mais intrínsecos, não explícitos na materialidade do texto. Nessa conjuntura, elegemos como questões de discussão: a) De que maneira, o trabalho com Gênero Canção, com uma linguagem mais sugestiva, é um recurso suficiente para ampliar a competência leitora? b) É possível, através desse gênero, em busca de implícitos na tessitura e na cena enunciativa, despertar o desejo pela leitura de outros gêneros? Como  objetivo geral vamos verificar como o Gênero Canção contribui na formação de um leitor proficiente e crítico através de atividades de leitura e compreensão das várias linguagens presentes neste gênero. Seguiremos uma abordagem qualitativa, na área da pesquisa-ação, com um viés etnográfico, e seguindo o percurso metodológico da Sequência Didática. A partir de um embasamento teórico e metodológico, foi feito uma análise das seguintes canções: Aos meus heróis – Julinho Marassi, Alegria, alegria – Caetano Veloso, Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré, Geração coca cola – Renato Russo, Brasil - Cazuza e Sou classe média – Max Gonzaga, abordando o contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e marcas linguístico-enunciativas. Assim, busca-se aqui incluir os discentes de nono ano de uma escola estadual, na cidade de Caicó, no uso ativo da leitura em um mundo letrado, uma vez que o gênero canção pode despertar o prazer pelo ato de ler e proporcionar experiências diversas, por agregar componentes de análises já degustados por eles socialmente e por ter aceitabilidade quase que unânime entre os jovens, além de estarem carregadas de sonhos, denúncias, críticas sociais, sentimentos, ofertando oportunidade aos alunos de formarem opinião e refletirem sobre os conflitos sociais de uma época.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO