Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL AVELINO DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL AVELINO DA SILVA FILHO
DATA : 22/06/2017
HORA: 10:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

(TRANS)FORMAÇÃO DO LEITOR DE ROMANCE FICCIONAL DE COSTUMES NO AMBIENTE ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

leitura do romance de costumes; Letramento literário; Sequência didática básica; Pesquisa-ação; Diário de leitura.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A presente intervenção surge a partir de uma problemática: a fragilidade da leitura de textos literários no ambiente escolar, ou seja, a ausência desta leitura de forma mais frequente e sistemática nas aulas de Língua Portuguesa, bem como no cotidiano dos alunos fora da escola. Dessa constatação, surge a necessidade de criar estratégias e instrumentos que promovam a prática efetiva da leitura de textos literários pelos alunos. A opção foi pela leitura do romance de costumes em sala de aula e se deu no oitavo ano do Ensino Fundamental tendo como objetivo principal contribuir com a formação leitora do aluno, seu letramento literário. Este trabalho se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), ou seja, uma intervenção em sala de aula, cujo corpus da pesquisa se constitui dos registros de leitura realizados pelos alunos durante as práticas leitoras e da condução e análise deste professor/interventor. Para tal intento, utilizaremos o instrumento diário de leitura tendo como ancoragem teórica de MACHADO (1998), cuja análise nos   oferecerá dados sobre o desempenho de leitura do aluno no aspecto da construção de sentidos, avanços e dificuldades na formação de habilidades de leituras. No decorrer da análise serão considerados os estudos de SOARES (1999), COSSON (2006) e MAIA (2007), dentre outros, de modo que suscite no aluno o prazer de ler, apresentando instrumentos e suportes para auxiliá-lo no processo de busca de uma leitura proficiente e autônoma. Os resultados obtidos nesta intervenção servirão para constatarmos entre outros aspectos, os avanços da proficiência leitora dos alunos, bem como  a relação entre literatura e ensino, entre leitura e formação de leitores, incluindo-se, no caso, os professores que precisam, também, ser leitores proficientes. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 17/06/2017 23:16
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