(TRANS)FORMAÇÃO DO LEITOR DE ROMANCE FICCIONAL DE COSTUMES NO AMBIENTE ESCOLAR
leitura do romance de costumes; Letramento literário; Sequência didática básica; Pesquisa-ação; Diário de leitura.
A presente intervenção surge a partir de uma problemática: a fragilidade da leitura de textos literários no ambiente escolar, ou seja, a ausência desta leitura de forma mais frequente e sistemática nas aulas de Língua Portuguesa, bem como no cotidiano dos alunos fora da escola. Dessa constatação, surge a necessidade de criar estratégias e instrumentos que promovam a prática efetiva da leitura de textos literários pelos alunos. A opção foi pela leitura do romance de costumes em sala de aula e se deu no oitavo ano do Ensino Fundamental tendo como objetivo principal contribuir com a formação leitora do aluno, seu letramento literário. Este trabalho se configura como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), ou seja, uma intervenção em sala de aula, cujo corpus da pesquisa se constitui dos registros de leitura realizados pelos alunos durante as práticas leitoras e da condução e análise deste professor/interventor. Para tal intento, utilizaremos o instrumento diário de leitura tendo como ancoragem teórica de MACHADO (1998), cuja análise nos oferecerá dados sobre o desempenho de leitura do aluno no aspecto da construção de sentidos, avanços e dificuldades na formação de habilidades de leituras. No decorrer da análise serão considerados os estudos de SOARES (1999), COSSON (2006) e MAIA (2007), dentre outros, de modo que suscite no aluno o prazer de ler, apresentando instrumentos e suportes para auxiliá-lo no processo de busca de uma leitura proficiente e autônoma. Os resultados obtidos nesta intervenção servirão para constatarmos entre outros aspectos, os avanços da proficiência leitora dos alunos, bem como a relação entre literatura e ensino, entre leitura e formação de leitores, incluindo-se, no caso, os professores que precisam, também, ser leitores proficientes.