Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DOS MILAGRES ZEFERINO UYANIK

DISCENTE : MARIA DOS MILAGRES ZEFERINO UYANIK
DATA : 22/06/2017
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

O ROMANCE POLICIAL E O DIÁRIO DE LEITURA EM SALA DE AULA:

Letramento literário construído a partir do mergulho no mundo de Sherlock Holmes

letramento literário – romance policial – práticas motivadoras – diário de leitura

Tendo em vista as dificuldades na efetivação da leitura literária em sala de aula, os trabalhos relativos à sua fomentação se tornam sempre pertinentes. Considera-se a situação-problema especifica, na turma de 8º ano, que consiste numa demasiada vinculação aos meios tecnológicos delegando a leitura uma posição menor. Dessa maneira, este trabalho de pesquisa procura responder se a literatura de massa, permeada por atividades motivadoras dentro do universo da história em si, podem transformar essa apatia do aluno e propiciar o letramento literário. Daí a escolha do gênero romance policial de enigma O cão de Baskerville, de Sir Arthur Conan Doyle, por estar próximo ao universo dos alunos, e ser seu protagonista, Sherlock Holmes_ embora criados há mais de cem anos_, presentes no contexto atual, sendo reatualizado, relido e (re) adaptado a outros suportes e próximos ao aluno. O corpus desta pesquisa serão os diários de leitura, produzidos pelos alunos, que se sustentam na concepção de leitor como co-construtor do texto, aquele que participa do processo e que preenche os vazios, e assim interage com ele. E como metodologia se ampara nas sequências didáticas, nas sequências expandidas sugeridas por Cosson (2009), recurso teórico-metodológico, aplicadas à concepção da pesquisa-ação que tem como pontos fortes a defesa de um estudo que se volte para a comunidade a fim de amenizar suas problemáticas, e que enxerga a todos como participantes do processo, uma vez que tudo se constrói na coletividade. Dessa forma, o trabalho se ancora teoricamente nas abordagens de Sodré (1985) e Eco (1970) relativas à literatura de massa, de Reimão (1983) e Todorov(1969), ao romance policial, de Cosson (2009; 2014), ao letramento literário, de Bogdan & Biklen (1994) e Thiollent (1996), à pesquisa e à pesquisa-ação, e de Machado (1998) quanto aos diários de leitura.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO