Banca de DEFESA: CLEIDIANE BRAGA LIMA

DISCENTE : CLEIDIANE BRAGA LIMA
DATA : 16/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - sala c1

ENSINO DE LITERATURA: ANÁLISE DA OBRA O CORTIÇO SOB A PERSPECTIVA DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO APLICADA AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Literatura na escola. Estética da recepção. O cortiço. Pesquisa-ação.

Quando pensamos na experiência da leitura, a obra literária seria o artefato que é oferecido à consciência de um leitor, o texto literário não deve ser uma realidade independente dessa consciência, que sente e percebe os significados de uma forma particular, contínua, livre de amarras impostas por delimitações alheias. A obra literária precisa de seu leitor para percorrer diferentes épocas e contextos e existir, de fato. Fazer o autor perder a unidade detentora de sentidos e possibilitar ao texto a liberdade necessária para desprender-se dos preceitos estruturalistas e formalistas que - por atribuírem exclusivamente à própria textualidade a responsabilidade interpretativa de uma obra, não privilegiaram o leitor nessa relação - é o pressuposto levantado pela estética da recepção, corrente contemporânea da teoria da literatura, escolhida para nortear esta proposta de intervenção. A proposta desta dissertação é centrada em utilizar a estética da recepção, aplicada através de uma sequência didática idealizada por Cosson (2009) junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza, Ceará. Objetivamos valorizar o papel ativo do aluno/ leitor na análise e interpretação de uma obra fundamental da literatura brasileira que é O cortiço, de Aluísio Azevedo. Trata-se de uma pesquisa-ação, com a abordagem de dados qualitativos propostos por Bogdan e Biklen (1991). A fundamentação teórica recorre à aplicação de conceitos de grandes predecessores e estudiosos da teoria receptiva como Barthes (1968), Eagleton (1989), Jauss (1994), Iser (1999), assim como teóricos que nos auxiliam nas novas formas de compreender o texto literário, como Zilberman (1989), Cândido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), dentre outros. Ao final de nossa intervenção, observamos que os alunos adquiriram apreço pela obra lida, traçaram suas próprias impressões acerca dela e buscaram novas fontes para exercerem uma leitura consciente, além de enxergarem sua própria importância na construção de significados, livres de julgamentos, não apenas em O cortiço, mas também em leituras vindouras.

Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN
Presidente - 1721904 - MARCIO RENATO PINHEIRO DA SILVA