Banca de DEFESA: VERONICA GILCINEIDE DE ARAUJO

DISCENTE : VERONICA GILCINEIDE DE ARAUJO
DATA : 15/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - sala c1

O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: uma proposta de intervenção com o gênero fábula.

Tópico discursivo. Organização hierárquica do texto. Gênero fábula.

Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como proposta de trabalho, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica.  Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas originais de suas autorias.

Presidente - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA - UERN
Notícia cadastrada em: 15/11/2016 16:29