Banca de DEFESA: LUZIA ANÁLIA DE ARAÚJO

LOCAL: Campus de Currais Novos - Sala 07

O TEXTO LITERÁRIO COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Competência escritora. Escrita e Literatura. Leitura e Escrita

O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos padronizados no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua.

Externo à Instituição - CRIGINA CIBELLE PEREIRA - UERN
Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 15/11/2016 14:57