Banca de DEFESA: MARIA ALMAIZA DE MEDEIROS LEONCIO

DISCENTE : MARIA ALMAIZA DE MEDEIROS LEONCIO
DATA : 13/12/2016
LOCAL: Campus de Currais Novos - sala c1

LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O USO DO HIPERTEXTO

Letramento Digital. Hipertexto. Estratégias de Leitura. Links.

O acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, sobretudo a internet, é hoje uma ferramenta que colabora para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Com a introdução da cultura digital como prática pedagógica os alunos são levados a utilizar a internet como suporte de conteúdos para o ensino/aprendizagem o que os desafiam a ler, cada vez mais por meio de hipertextos. Diante disso, o nosso objetivo foi analisar o desempenho dos alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental quanto à leitura em tela. Para isso, elaboramos uma proposta de intervenção que direcionasse o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão do hipertexto no contexto digital. No campo metodológico, o trabalho se ancorou em uma abordagem de base qualitativa, cujo princípio gerador se estrutura em uma pesquisa-ação. Justificamos esse trabalho, porque ao trazermos para a sala de aula práticas de letramento hipertextuais, estaremos orientando os alunos a construírem competências e habilidades que serão úteis para a vida, como também, para a formação de cidadãos críticos e, dessa forma, capazes de corresponderem com o que a sociedade moderna espera. Como pressupostos teóricos, recorremos aos trabalhos de Levy (1993), Xavier (2002), Cascarelli (2012), Braga (2013), Gomes (2011), dentre outros. Para subsidiar o trabalho de leitura foram utilizadas as estratégias expostas por Solé (2010). Esperamos, portanto, que esse trabalho possa contribuir para que a escola enxergue as ferramentas hipertextuais como um recurso que mostra outras possibilidades de aprendizagem e de conhecimento. Que essa prática, também, não fique somente limitada ao ensino de Língua Portuguesa, mas que seja entendido o trabalho com o hipertexto como uma prática para promover o letramento digital no contexto escolar. Como resultado, esperamos que o trabalho com o hipertexto, possa ocupar um espaço significativo na aprendizagem dos alunos e que lhes permita usufruir dessa modalidade escrita sem que se percam na liberdade quanto aos usos dos links que levam a percursos diferenciados. O hipertexto tem exercido um papel de destaque na sociedade atual, portanto, torna-se um suporte relevante para leitores proficientes em múltiplos letramentos, inclusive o letramento digital.

Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS