Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE MORAIS

DATA : 26/10/2016
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

MENINO DE ASAS – UMA PROPOSTA DE LEITURA NA SALA DE AULA

literatura, literário, letramento, ensino, estratégias de leitura

Este trabalho acadêmico tece uma reflexão sobre a escola como principal instância de letramento literário infanto-juvenil, dando ênfase ao professor como um agente para a formação de leitores de obras literárias. Além disso, tem por objetivo expor uma alternativa metodológica pautada nas estratégias de compreensão leitora propostas em três fases (antes, durante e depois da leitura). Para isso, tomamos por base Solé (1998), em consonância com as sequências básica e expandida apresentadas por Cosson (2009), pretendendo, assim, uma aprendizagem significativa para o leitor infanto-juvenil. A abordagem metodológica qualitativa que orienta este estudo acadêmico tem como princípio a pesquisa-ação, uma alternativa de investigação com um estilo participativo, cuja principal característica é a intervenção. Nesse sentido, apresenta-se uma mediação pedagógica que será proposta a partir da leitura discursiva de O menino de Asas (1993), de Homero Homem, com o intuito de levar parte da Literatura Potiguar para a sala de aula. Assim, compreendendo que a leitura é uma atividade de construção de sentidos e interação leitor-texto-autor, a intervenção aqui proposta está na perspectiva dialógica da linguagem e da compreensão responsiva ativa Bakhtin(1990/2006). Esse texto está composto de quatro capítulos: A Introdução; A Literatura infanto-Juvenil no Brasil (traçado histórico); A sala de aula como espaço de letramento literário (O espaço da narrativa infantil; O Leitor de Literatura infanto-Juvenil) e Dando Asas à Imaginação (descrição do ambiente da intervenção e dos docentes) e do projeto da sequência didática “Alçando Voo com Menino de Asa: Uma Proposta de Encantamento literário” - e após, o passo a passo, as etapas vivenciadas no espaço escolar. Todas as ações planejadas e realizadas nessa pesquisa acadêmica permitiu ao educando uma experiência significativa com a literatura, para alguns a primeira em se tratando de romance. Como orientações que nortearam esta pesquisa de cunho interventivo, contamos com os PCN do ensino fundamental e com o aporte teórico definido a partir das contribuições de SOLÉ (1998), PENAC (1993), ZILBERMAN (2003), SOARES (2005), COSSON (2009), PCN (1998).

Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO