Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL ANDRÉ DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ISMAEL ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
DATA: 11/03/2016
LOCAL: Bloco B - sala 1

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO APRIMORAMENTO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento digital. Ensino de Língua Portuguesa. Pesquisa-ação.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Em pleno século XXI, em que vivenciamos a era tecnológica e digital, a escola enquanto formadora de indivíduos capazes de exercer plenamente sua cidadania, deve incorporar novos hábitos, comportamentos e demandas, gerindo e propagando mudanças em novas práticas de construção de conhecimentos, propiciando um aprendizado diferente, principalmente quanto ao uso ao aproveitamento das tecnologias presentes no cotidiano dos seus discentes. Nesta perspectiva, focaremos nesta pesquisa-ação a análise das contribuições de sequências didáticas pautadas em práticas de letramento digital, visando o aprimoramento da escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Embasados por estudiosos como Kleiman (1998), Soares (2000), Xavier (2002) Valentini e Soares (2011), Levy (1999) dentre outros. Partiremos da condição de diagnosticar o nível de aptidão dos discentes quanto ao uso dos dispositivos ligados ou não à internet, como também como são utilizadas as informações obtidas do mundo digital para a aquisição de conhecimentos escolares. Como resultados a serem obtidos, construiremos (professor e alunos) um blog que registre e divulgue as produções dos diversos gêneros textuais dos alunos, fazendo com que cada discente seja capaz de utilizar de forma consciente e produtiva dentro e fora do contexto escolar os diversos recursos tecnológicos.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 04/03/2016 21:39