Banca de QUALIFICAÇÃO: JAÇANAN DE SOUZA TELES

DISCENTE: JAÇANAN DE SOUZA TELES
DATA: 09/03/2016
LOCAL: Bloco B - sala 01

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Ensino de Português. Variações linguísticas. Competência comunicativa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Com a realização deste trabalho pretendemos promover uma reflexão sobre o Ensino de Língua Portuguesa e a abordagem das variedades linguísticas no contexto escolar. A maioria dos professores apresenta dificuldade em abordar o tema, limitando-se em levar para a sala de aula textos que abordem a variação numa perspectiva de reescrita na qual ao aluno é solicitado apenas a transposição para a linguagem formal exigida pelas gramáticas normativas. Entretanto, têm consciência da importância do tema que representa e valoriza a língua em sua diversidade, sendo instrumento valioso de luta contra toda forma de discriminação e de exclusão social pela linguagem. Desse modo, o estudo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica voltada para alunos 9º ano do Ensino fundamental II de uma escola pública estadual no município de Nova Floresta/PB, haja vista que o objetivo de ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência linguística dos discentes, permitindo-lhes a convivência com a multiplicidade de variáveis da língua. Nesse sentido, apontamos alguns caminhos para minimizar essa problemática através de atividades significativas e sistematizadas em forma de Sequências Didáticas, utilizando como recursos didáticos, o gênero textual literatura de cordel. Para tanto, traçamos como objetivo geral, compreender a importância da variação linguística como elemento de (re)conhecimento e valorização da heterogeneidade da língua, bem como a manutenção cultural e a oportunidade de combate ao preconceito linguístico. Para o alcance desta meta, apoiamo-nos nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, além das contribuições de teóricos como Preti (1974); Bakhtin (1997, 2011), Bagno (1997, 1999, 2002, 2007); Mollica (2012) Bortoni-Ricardo (2004, 2005); Antunes (2012),  Schneuwly; Dolz (2004), dentre outros. Esperamos com o estudo proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre os usos da língua materna e favorecer mudanças de comportamento, combatendo o preconceito linguístico que gira em torno das variáveis da língua como formas possíveis de manifestação da linguagem.

Presidente - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Notícia cadastrada em: 04/03/2016 16:58