Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LÚCIA DANTAS

DATA: 03/03/2016
LOCAL: Sala 7 Bloco B

AULAS DE PORTUGUÊS: POR UMA ABORDAGEM INTERACIONISTA DA LINGUAGEM

Gramática. Língua Portuguesa. Texto. Interação.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Um ensino da Língua Portuguesa que tenha como elemento de estudo “o texto”, nas suas mais diversas especificidades e gêneros, trazendo para o seu interior a “gramática contextualizada”, é o propósito dessa pesquisa de intervenção, que objetiva, principalmente, levar o aluno a escrever mais e melhor, usando a gramática a favor do bom entendimento do texto, lido ou escrito. Trata-se de uma pesquisa-ação nos moldes de Thiollent (2011), onde os atores da pretensa mudança na sala de aula são os próprios alunos e professores. Participam então, da pesquisa, alunos do 9º ano de uma escola pública municipal da cidade de Natal (RN). Como embasamento teórico, apoiamo-nos em Bakthin, que defende a dimensão dialógica da linguagem, e em autores como Antunes, Travaglia, Possenti, Neves, Bagno, dentre outros, que refletem acerca do ensino de língua portuguesa e, nessa perspectiva, defendem uma gramática a serviço do texto. Pretendemos, ao final da pesquisa, ter construído, junto com os alunos, uma produção significativa em gêneros variados, desenvolvida nos módulos das sequências didáticas propostas por Schenewly e Dolz. Tais produções deverão culminar na confecção de um jornal escolar, cuja publicação justificaria o escrever com um fim específico, como defende Antunes, “a linguagem como interação social”.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ