LEITURAS DO REGIONALISMO POÉTICO EM SALA DE AULA
Globalização, regionalismos, cultura, poesia, ensino.
O mundo parece caminhar para uma homogeneização cultural inevitável. Todavia, as vantagens advindas de uma possibilidade de diálogo mais abrangente não compensam as perdas profundamente significativas. O presente trabalho defende a ideia de que é necessário preservar as diferenças culturais, dialogar com o mundo não se mimetizando culturalmente, mas como componente valioso de um pluralismo cultural globalizado - uma espécie de mosaico de múltiplas cores e tamanhos. Com este objetivo, analisa-se a obra de dois poetas potiguares cujas produções revelam um profundo comprometimento com suas próprias raízes culturais e identidade: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. Esta intervenção de natureza acadêmica, além de promover um diálogo literário entre estes dois poetas, aponta para a necessidade que a escola tem de promover o apreço pelas peculiaridades culturais e linguísticas inerentes a cada região em que está inserida. A estratégia de pesquisa adotada é a pesquisa-ação, levada a efeito numa turma de 8º/9º ano do ensino fundamental. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por CANDIDO (2013), BAGNO (2007), GURGEL (2001), DACANAL (1986), SOLÉ (1998), COMPAGNON (2009), MOISÉS (2007), COSSON (2014) etc.