Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JOEL DA SILVA COSTA

DISCENTE: ANTONIO JOEL DA SILVA COSTA
DATA: 19/02/2016
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS - SALA DO PROFLETRAS

ANÁLISE DOS ERROS ORTOGRÁFICOS NA ESCRITA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL  –  UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Palavras-chave: Ortografia. Ensino. Intervenção.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A ortografia da Língua Portuguesa é uma convenção que visa unificar a diversidade linguística existente no Português. Assim pela quantidade de variações e de outros fatores arbitrários existentes na língua, a escrita convencional do Português é passível de transgressões por parte dos falantes. Desse modo, este trabalho visa diagnosticar os erros ortográficos cometidos por alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Currais Novos/RN com intuito de, evidenciadas as transposições da ortografia, permitir uma prática de ensino e aprendizagem consistente para professores e alunos, respectivamente, que possa permitir superar tais dificuldades de escrita. Para isso, serão coletados textos espontâneos dos alunos da referida série para análise e evidenciação das transgressões ocorridas com base teórica fundamentada em Morais (2006), Cagliari (2009), Zorzi (1998) e Oliveira (2005) e após a averiguação dos dados, apontar uma proposta de intervenção que vise à superação ou a minimização dos  erros ortográficos dos alunos.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO