Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALMAIZA DE MEDEIROS LEONCIO

DATA: 19/02/2016
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS - SALA DO PROFLETRAS

LETRAMENTO MIDIÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL COM O USO DO HIPERTEXTO

Hipertexto. Impressos Digitais. Letramento Digital. Links.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O acesso às tecnologias da informação e comunicação, sobretudo a internet, é hoje imprescindível para o desenvolvimento da leitura e da escrita. No ensino fundamental, já não se pode conceber um processo de ensino e aprendizagem onde não se utilize de materiais impressos e digitais. O texto digital, mediado pela mecânica da web, altera as estratégias de leitura desencadeando mais um degrau no processo de letramento. Desse modo, esse trabalho tem como área de concentração Linguagens e Letramentos, na linha de pesquisa de leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.  Escolhemos como foco de estudo o letramento midiático no Ensino Fundamental através do uso do hipertexto. A pesquisa será desenvolvida em uma turma de 9º ano, do turno matutino, de uma escola estadual, na cidade de São Vicente/RN. Sendo assim, justificamos o desenvolvimento de um trabalho sistemático, nas aulas de Língua Portuguesa, com relação à prática de leitura e escrita em um contexto no qual o direcionamento teria um resultado mais significativo em relação aos conteúdos presentes no hipertexto veiculado na internet. Justificamos ainda, que ao trazermos para a sala de aula o conhecimento que os jovens já dominam quanto ao uso de ferramentas da internet, poderá desenvolver nos alunos variadas competências e habilidades nos diferentes tempos e espaços de seu percurso de letramento. Face ao exposto, temos como objetivos verificar quais os procedimentos adotados pelos alunos na aquisição da leitura e realização de pesquisas na internet; desenvolver estratégias de leitura, enfocando o caminho que percorrem ao ler hipertextos; propor a elaboração colaborativa de hipertextos. trabalho se ancora numa abordagem cujo princípio gerador se estrutura em uma pesquisa-ação configurando-se numa ação prática que se espera resultados significativos com relação a leitura hipertextual dentro da perspectiva do conceito de letramento e da multimodalidade. Para isso buscamos embasamento teórico nos estudos de Bakthin, Soares, Kleiman, Marcuschi e Solé. Contribuíram de forma decisiva, no estudo sobre hipertextos os trabalhos de Levy (1993), Xavier (2002), Cascarelli (2012), Braga (2013) e Gomes (2011). Também serão focalizadas as estratégias expostas por Solé (2010) que direcionam o trabalho com a leitura: compreender os propósitos implícitos e explícitos da leitura sempre buscando ativar e aportar à leitura os conhecimentos prévios. Esperamos, no desenvolvimento da versão final, produzirmos junto com os alunos, um instrumento de busca e ancoragem de textos produzidos em sala de aula de Língua Portuguesa.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Notícia cadastrada em: 16/02/2016 13:07