Banca de QUALIFICAÇÃO: RENO RODRIGUES

DISCENTE: RENO RODRIGUES
DATA: 17/02/2016
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS - SALA DO PROFLETRAS

DO HUMOR À CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO MULTIMODAL CHARGE NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Gênero Textual. Charge. Multimodalidade. Humor.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Ações didáticas que contemplem textos da esfera jornalística, no Ensino Fundamental, contribuem para que o educando amplie a sua competência comunicativa. Gêneros multimodais dessa esfera discursiva apresentam uma grande relevância social visto que a sua circulação ocorre de forma bastante ampla, inclusive no interior de outros domínios discursos, como acontece na escola, onde alguns desses gêneros já se fazem presentes nos manuais didáticos dos diferentes componentes curriculares. Os próprios PCNs de Língua Portuguesa recomendam um trabalho nesse sentido, principalmente no que se refere aos gêneros argumentativos desta esfera de circulação, para quem o seu domínio é de fundamental importância para a efetiva participação social. Sabemos que os alunos no Ensino Fundamental apresentam sérios problemas no que se refere ao gosto pela leitura e escrita. Isso gera um problema muito sério quando esses alunos são encaminhados aos anos seguintes de escolaridade, muitas vezes passando ao ensino médio com dificuldades na leitura, na compreensão e na produção de seus próprios textos. Nesse sentido, nossa pesquisa propõe desenvolver uma ação didática em uma turma do Ensino Fundamental II a partir do gênero multimodal charge. Justificamos a escolha do referido gênero como objeto de estudo, dentre outros motivos, pelo fato de que se tratar de um enunciado multimodal, cuja linguagem híbrida e atraente instiga o imaginário do leitor e, também, por se tratar de um gênero de caráter argumentativo, crítico e que reflete uma opinião, muitas vezes comum a uma sociedade. Acreditamos que  sua leitura poderá motivar o aluno a buscar outros gêneros da esfera jornalística, de preferência os de viés crítico, argumentativo e opinativo. Assim, temos como objetivo principal propiciar aos estudantes de uma turma do Ensino Fundamental II o acesso à leitura do gênero textual multimodal charge através do jornal Tribuna do Norte. Desse modo, além de tornar o ato de ler mais prazeroso, suas práticas de leitura, compreensão e produção escrita nas aulas de Língua Portuguesa, especialmente, por ser um gênero carregado de humor e crítica, pode influenciar para que esses alunos se tornem cidadãos cada vez mais críticos diante da realidade que os cercam. O nosso corpus diz respeito às charges que são veiculadas neste periódico, as quais são assinadas pelo cartunista Rodrigo Brum Machado. A abordagem metodológica adotada neste estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa-interpretativa, com foco na pesquisa-ação, porque trabalharemos junto aos alunos com sequências didáticas. Nos trabalhos a serem desenvolvidos nos módulos das SDs, abordaremos a charge a partir de uma perspectiva da Linguística Textual. Para isso, adotamos como referência alguns critérios propostos por Antunes (2010) para o trabalho com textos, no que diz respeito aos seus aspectos globais. O presente estudo delineia-se ainda a partir da teoria dos gêneros, formulada por Bakhtin e o Círculo (2015). Também acerca deste ponto nos foi de grande valia as contribuições de Marcuschi (2008), Miller (2012) e Bazerman (2011). Em relação à temática do humor, buscamos em Possenti (2014) a devida fundamentação teórica. Em Dionísio (2012), aprofundamos os estudos sobre a multimodalidade. Para a aplicação das sequências didáticas, nos ancoramos na proposta de Schneuwly e Dolz (2004). Assim, esperamos que ao final deste trabalho o discente tenha desenvolvido ainda mais a sua competência leitora, principalmente dando conta dos discursos que perpassam os textos chargísticos.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES