Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINALDO APRIGIO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCINALDO APRIGIO DOS SANTOS
DATA: 17/02/2016
HORA: 08:30
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS - SALA DO PROFLETRAS
TÍTULO:


O ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: DESAFIOS DA ESCOLA DO SÉCULO XXI


PALAVRAS-CHAVES:

 

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Gêneros textuais. Sequência didática. Interação. Produção de texto.


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

 

 

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica elaborada com o objetivo de incentivar os alunos do Ensino Fundamental II, especificamente, do 9º ano, a apreciarem a leitura e discorrerem sobre ela, uma vez que a maioria dos alunos, nessa fase, não gosta de ler e, consequentemente, apresenta dificuldade na compreensão e produção de textos. Dessa forma, direcionamos algumas possíveis soluções para minimizar essa problemática através de atividades significativas e sistematizadas em Sequências Didáticas, utilizando como recursos didáticos alguns gêneros textuais, dando maior enfoque ao gênero textual crônica. Assim, essa proposta enfatiza que a prática de ensino de Língua Portuguesa com os gêneros textuais facilita a aprendizagem da língua materna, pois amplia o conhecimento do aluno em relação às formas estruturais, linguísticas e sócio discursivas dos gêneros. Além disso, leva o educando a refletir sobre a adequação dos elementos da língua, a situação de produção e a funcionalidade de um gênero específico como prática social da linguagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo, de forma geral, refletir sobre as dificuldades de leitura e compreensão de textos pelos alunos do ensino fundamental II e procurar intervir através de atividades significativas, a partir dos gêneros, que despertem o interesse do educando pela leitura. Para isso, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto como Koch (2009), que focaliza a importância da interação autor-texto-leitor, e de outros teóricos como Antunes (2009) que enfatizam os gêneros textuais como ponto de partida para o ensino da língua materna e a aquisição do processo da leitura e compreensão de textos. Como o estudo se refere a uma pesquisa qualitativa, constituímos também como embasamentos para as discussões proposta os aportes de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) sobre os gêneros na interação social; Dolz e Schneuwly (2004) que defendem uma proposta de ensino-aprendizagem centrada nos gêneros textuais, considerando a linguagem um instrumento de construção do conhecimento. Dentre outros, ainda podemos mencionar Solé (1998) que afirma ser possível utilizar diversas estratégias de leitura em sala de aula, tornando-a um recurso essencial à aquisição do conhecimento. Nesse sentido, conclui-se que é necessário elaborarmos estratégias e intervenções pedagógicas que enfoque os gêneros textuais dentro da concepção de linguagem como atividade interacional tanto de caráter linguístico, como de caráter sociocognitivo. Uma vez que o texto não só é considerado uma manifestação verbal, constituída de elementos linguísticos de diversas ordens, mas também um conjunto de elementos que se fundem na própria interação como prática sociocultural. Então, esperamos um avanço significativo tanto na leitura e compreensão de texto como na produção escrita. Isso se confirma, porque o produto culminante das atividades realizadas de forma sistematizada se constituiu na publicação de um livro da turma com os textos produzidos pelos próprios discentes, o qual acompanhará essa dissertação, na sua versão final.   

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 03/02/2016 15:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao