Banca de DEFESA: VILMA ABDIAS DE LIMA BEZERRA

DISCENTE: VILMA ABDIAS DE LIMA BEZERRA
DATA: 20/08/2015
LOCAL: SALA 7 - Bloco B CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

PRÁTICAS DE ESCRITA EM DIÁRIOS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Sequência Didática. Gênero Diários de Leitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de intervenção pedagógica estabelecida no intuito de incentivar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, a apreciarem a leitura de textos literários e a discorrem sobre elas. Assim, objetiva compreender as implicações do uso de diários de leitura para o aperfeiçoamento do desempenho desses alunos em práticas de leitura e de escrita em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, fundamentamo-nos em referenciais teóricos direcionados à leitura e a produção do texto, especificamente sobre o gênero diário de leituras, como é o caso de Machado (1998), ao revelar particularidades e vantagens pedagógicas da abordagem do gênero, para a formação de leitores mais críticos nas escolas.  Também constituem embasamentos para as discussões propostas os aportes de Bakhtin (2011), dentre outros, no que se refere à teoria dos gêneros como também os postulados dos Estudos de Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN,1995; ROJO,2009; STREET,2014 e TFOUNI,2010), do uso de sequência didática no ensino de língua materna  (DOLZ; SCHNEUWLY (2004),  adaptado por Costa Hübes (2014), inclusive de fontes que abordam a escrita como prática processual (PASSARELLI, 2004;2012 e SOARES, 2009).Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, pois além de ser realizada por meio da interação direta com os sujeitos e o ambiente pesquisado também compreende proposta realizada em “estreita relação com a ação ou com a resolução de problemas num processo em que pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo” (THIOLLENT, 2009, p. 21). A abordagem de dados é de natureza qualitativa, uma vez que, além de priorizar a descrição de ações, a pesquisa também se realiza no ambiente natural onde ocorrem as intervenções, considerando-se o que fazem e o que dizem os participantes da pesquisa acerca do seu fazer, assumindo assim caráter interpretativista. Os dados foram gerados no decorrer do ano de 2014, a partir da aplicação de questionários, realização de entrevistas e notas de campo bem como da elaboração de diários de leitura pelos próprios colaboradores. As análises dos dados nos permitiram observar melhorias nas competências leitora e escritora dos alunos. Ademais, foi possível perceber que a pesquisa favoreceu o reconhecimento de que o trabalho com o gênero discursivo diários de leitura contribuiu para a construção de novos conhecimentos, pois a partir da sua produção os alunos passaram a levar em conta aspectos relativos ao domínio pragmático, à estrutura composicional e elementos linguísticos inerentes ao gênero em estudo, o que certamente indica maior possibilidade de agirem discursivamente, com êxito e autonomia, em  situações de interação escolar.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 1675070 - JOSE LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES - UERN
Notícia cadastrada em: 17/08/2015 19:05