Banca de DEFESA: MÁRCIA NADJA OLIVEIRA DE MEDEIROS GALVÃO

DISCENTE: MÁRCIA NADJA OLIVEIRA DE MEDEIROS GALVÃO
DATA: 14/08/2015
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA 7

A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PROPOSTA DE COMO TRABALHAR COM OS GÊNEROS TEXTUAIS

Leitura. Produção de texto. Gêneros textuais. Sequência didática.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A prática com os gêneros textuais, no ensino fundamental, amplia a utilização da leitura e da escrita e melhora a qualidade da aprendizagem. Assim, por ser a escola uma das esferas mais atuantes nas práticas sociais da linguagem, é que justificamos a utilização dos gêneros como facilitadores para o ensino e aprendizagem da língua materna. Dessa forma, esse estudo é relevante porque não observamos na literatura atual, estratégias consistentes que venham melhorar a escrita de alunos do ensino fundamental. A partir disso, temos como objetivo principal discorrer sobre o trabalho com gêneros textuais a partir do desenvolvimento de sequências didáticas. Desse modo, ao analisar as formas estruturais, linguísticas e sócio discursivas dos gêneros estamos refletindo sobre a adequação dos elementos da língua, a situação de produção que determina a funcionalidade de um gênero específico e a sua utilização como prática social da linguagem. Nessa pesquisa discutimos algumas questões relacionadas ao ensino com gêneros textuais diversificados, no contexto escolar de turmas do ensino fundamental I, do 5º ano, especificamente a carta, o bilhete, a música, a poesia, a fábula e o conto. Para tanto, os referidos gêneros foram escolhidos por fazerem parte da grade curricular e estarem presentes no livro didático. Com as informações reunidas e considerando a importância da leitura e da produção textual a partir de gêneros conhecidos, foram organizadas sequências didáticas pautadas na prática escrita desses textos. Como o estudo se refere à uma pesquisa qualitativa, optamos por uma perspectiva sócio discursiva ancorada nas teorias de Bakhtin (2011) e Carolyn Miller (1994), sobre os gêneros na interação social; Bronckart (1999/2004) que evidencia o interacionismo; Marcuschi (2005) e Dolz e Schneuwly (2004) que aprovam uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em gêneros textuais, atribuindo à linguagem uma significação na construção do conhecimento. Nesse sentido, conclui-se que é necessário contemplar nas atividades de ensino a diversidade de textos e gêneros e, não apenas em função de sua relevância social, por isso o discente deve ser capaz de utilizar a língua de modo variado e adequar seus textos a diversas situações de interlocução oral e escrita. Para isso, verificamos que houve um avanço significativo quanto à produção textual dos alunos, visto que os resultados foram além do que esperávamos. Isso porque o produto resultante das atividades realizadas se constituiu na publicação de três livros distintos com os textos dos próprios discentes, os quais acompanham essa dissertação.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES
Externo à Instituição - CRIGINA CIBELLE PEREIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 10:58