Banca de DEFESA: CLEGIANE SANTOS BEZERRA DANTAS

DATA: 28/07/2015
LOCAL: SALA 7 - Bloco B CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

MINICONTOS: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO EMERGENTE NA ESCOLA

Práticas de letramento na escola. Sequência didática. Gênero Minicontos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Como outros inúmeros gêneros da minificção, o miniconto se configura como um gênero conciso e breve, mas que ainda consegue preservar alguns elementos do conto tradicional, tais como: narrador, unidade espaço-temporal, personagens e trama. Para alguns autores, o surgimento desse gênero está estritamente ligado à rapidez e diversidade das formas de comunicação no atual contexto social, que exigem do leitor outras habilidades além da leitura e escrita convencionais. Considerando a importância dessas habilidades numa sociedade letrada e reconhecendo esse gênero como ferramenta potencialmente eficiente para o desenvolvimento do letramento, esta pesquisa tem como objetivo descrever o desenvolvimento e implicações de sequência didática direcionada a práticas de letramento com o gênero miniconto. Nesse sentido, a pesquisa se efetiva em uma turma de 9º ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Gonçalves de Medeiros, na cidade de Acari – RN. Como pressupostos teóricos serão utilizados fundamentos dos Estudos do Letramento como prática social, especialmente os escritos de Kleiman (1995), Hamilton (2000), Soares (2012), Mortatti (2004) e Rojo (2012). Para subsidiar o letramento literário, são adotados os aportes teóricos de Borges (2000), Candido (2004), Pinheiro (2001) e Silva & Silveira (2013). No que diz respeito ao estudo da contística, tomamos por base os postulados de Gotlib (2006), Bosi (1997), Cortázar (1999), Teles (2002), Poe (s/d), Luzia de Maria (2004), assim como os estudos dos pesquisadores e escritores Spalding (2007; 2008; 2011), Gonzaga (2007), Freire (2004) e Trevisan (1994), dentre outros que se dedicam ao estudo do miniconto. No campo metodológico, a perspectiva proposta ancora-se nas orientações da pesquisa-ação (MOREIRA; CALEFFE, 2006) e na abordagem de dados de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), uma vez que trata de interpretação de situação diagnosticada, implementação de ações de intervenção organizadas em sequência didática (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; BARROS; RIOS-REGISTRO, 2014),inclusive de descrição e avaliação de resultados obtidos a partir da realização das referidas ações. As discussões geradas indicam que trabalho com os minicontos, desenvolvido por meio de sequências didáticas, contribui para a reflexão sobre estratégias de ensino de Língua Portuguesa, efetivadas com vistas a preparar o alunado para atender às exigências de leitura e de escrita da sociedade contemporânea, cuja dinâmica requer dos indivíduos maior objetividade e concisão nas interações.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS