Banca de DEFESA: MARIA ANGELA LIMA ASSUNÇÃO

DISCENTE: MARIA ANGELA LIMA ASSUNÇÃO
DATA: 20/07/2015
LOCAL: BLOCO B SALA 07 CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

USO DIDÁTICO DO FACEBOOK:

ESTRATÉGIAS DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL POESIA

Palavras-chave: Poesia. Gênero literário. Estratégias de Leitura. Facebook.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O baixo desempenho dos alunos do EF, nas atividades de leitura e escrita, suscitou a busca por ações que minimizassem esse problema, perceptível, principalmente, no ensino público. A falta de interesse pela leitura de textos poéticos verificada em alunos do 7º Ano, de uma escola pública do RN, nos levou a questionar os motivos dessa rejeição pela poesia. Assim, surgiu a ideia de organizar e desenvolver novas possibilidades de leitura mediada pelas TDIC, considerando a preferência dos adolescentes pelos ambientes virtuais. Para tanto, foi imprescindível observar como os estudantes utilizavam os recursos da Web a fim de planejar ações que visassem à melhoria da situação constatada. Apresentamos como justificativa a necessidade de reflexão sobre os problemas educacionais partindo da nossa realidade, a fim de estabelecermos procedimentos adequados para minimizá-los. Para esse fim, traçamos como objetivo geral realizar uma intervenção pedagógica nessa turma, propondo atividades significativas nas quais fossem utilizadas estratégias que envolvessem a rede social Facebook como suporte para veiculação de textos poéticos. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos e pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimentos necessários à construção da proposta: Bakhtin (2011), Bronckart, (1997), Marcuschi (2008), Kleiman (2013), Solé (1998), Geraldi (2006), Silveira (2004), Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004), Oliveira (2010), Cosson (2007), Antunes (2009), Gabriel (2006), Moran (2008), Kenski (2007), Vygotsky (2003a), Perrenoud (1999) dentre outros. Apoiamo-nos, também, nas diretrizes dos documentos oficiais: PCN (1998), PDE (2008) e no PPP (2013) da EEAF. A metodologia seguiu orientações da pesquisa-ação, numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os instrumentais de investigação incluíram questionários, entrevistas, observações e anotações de campo. Os resultados comprovaram a pertinência da SD, bem como o uso didático do Facebook para essa intervenção, propiciando a leitura da poesia e a interação entre os sujeitos da pesquisa. Desse modo, constatamos a necessidade de inclusão do uso pedagógico das TDIC às atividades educativas para melhor atender às expectativas da geração de “nativos digitais”, oferecendo-lhes um ensino de Língua Portuguesa significativo que se ajuste aos seus interesses.

Interno - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Externo à Instituição - CRIGINA CIBELLE PEREIRA - UERN