Banca de DEFESA: JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA

DISCENTE: JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA
DATA: 28/07/2015
LOCAL: SALA 7 - Bloco B CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

PROJETO DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO ALUNO ( 9º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL)

Projetos de Letramento. Ensino da Língua Portuguesa. Competência Comunicativa. Escrita Processual.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho tem como objeto de estudo os Projetos de Letramento que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita; por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re)construído, (re)contextualizado e ser impulsionado pela necessidade real do educando, na perspectiva de promover a ressignificação do ensino e o redimensionamento do papel do professor, do aluno e da escola no contexto social e no processo ensino/aprendizagem. Nesse sentido, objetiva-se analisar as implicações do desenvolvimento de Projeto de Letramento em aulas de Língua Portuguesa no que diz respeito ao aperfeiçoamento da competência comunicativa do aluno do 9º ano do ensino fundamental. Teoricamente, a investigação proposta fundamenta-se nos pressupostos apresentados pelos Estudos de Letramento, mais precisamente no que se refere aos Projetos de Letramento (OLIVEIRA, 2008; TINOCO, 2008, SANTOS, 2012, OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), na Teoria dos Gêneros do discurso (BAKHTIN, [1992] 2011) bem como na perspectiva de escrita como prática processual e colaborativa (PASSARELLI 2004; SOARES 2009). Em termos metodológicos, segue abordagem de dados qualitativos (BODGAN; BIKLEN, 1982), configurando-se, mais precisamente, como pesquisa-ação, cuja finalidade consiste no diagnóstico e transformação da realidade que afeta os sujeitos envolvidos (CHIZZOTTI, 2013; MOREIRA; CALEFFE, 2006). Sua realização compreende uma sequência de procedimentos que inclui, dentre outros: definição do problema, execução e avaliação da ação. O corpus de análise é constituído de material gerado no decorrer da sequência proposta, mais especificamente na aplicação de técnicas como: entrevistas e rodas de conversa, questionários, registros de imagem e vídeo bem como notas de campo. As discussões indicam que o trabalho de sala de aula com Projeto de Letramento implica na abordagem mais significativa de questões sociais contemporâneas, na maior circulação e produção de diversos gêneros do discurso e, consequentemente, na participação mais efetiva dos alunos em atividades de leitura e de escrita, o que favorece o aprimoramento de seu desempenho em termos de demandas comunicativas, sejam elas orais e escritas.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo ao Programa - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externo à Instituição - SILVANO PEREIRA DE ARAÚJO - UERN
Notícia cadastrada em: 15/07/2015 20:19