Banca de DEFESA: FRANCISCA FABIANA DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCA FABIANA DA SILVA
DATA: 08/08/2015
LOCAL: UFRN - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA 07

A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM LIVROS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES

Palavras-chave: Diálogo. Oralidade. Ensino de Língua Portuguesa. Livro Didático.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

O presente trabalho configura-se como uma reflexão acerca da modalidade oral da língua no ensino de Língua Portuguesa, a partir de livros didáticos propostos para o ensino fundamental. Tem-se como objetivo geral analisar os livros didáticos destinados à Educação de Jovens e Adultos – EJA (6º e do 7º ano), da coleção “É tempo de aprender”, especificamente no que se refere às atividades pedagógicas com foco na oralidade propostas nas unidades constitutivas. Trata-se de um trabalho de reflexão com vistas à apresentação de sugestões resultantes da  discussão realizada, haja vista a constatação de que a modalidade escrita tem sido apontada por alguns estudiosos, entre estes Marcuschi (2005), como a mais privilegiada em sala de aula e na maioria dos manuais que orientam o ensino de Língua Portuguesa. Neste trabalho, parte-se de uma visão mais ampla dos princípios da pedagogia dialógica do educador Paulo Freire, na direção de práticas pedagógicas que favorecem o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas do aluno. Nesse sentido, ressalta-se a formação de um sujeito crítico, que saiba argumentar e defender pontos de vista, usando a língua oral ou escrita, nas diversas situações sociais. Nessa direção, neste trabalho estabeleceram-se como objetivos identificar, descrever e interpretar as atividades propostas com a modalidade oral da Língua Portuguesa, a partir de bases teóricas interacionais subsidiadas em autores como Marcuschi (2005, 2010), Fávero, Andrade e Aquino (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Antunes (2009), entre outros. Além disso, objetivou-se sugerir outras atividades pedagógicas, como forma de ampliação das já existentes, a fim de que contemplassem de forma mais eficiente, aspectos da oralidade já propostos e aspectos de gêneros orais formais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, a partir de materiais didáticos utilizados em sala de aula, fez-se uma reflexão sobre a oralidade e sobre a oralidade no ensino da Língua Portuguesa e propôs-se uma ampliação de atividades com uma a modalidade oral. Nessa reflexão, os resultados de análises revelaram que as obras investigadas, usadas nas aulas de Língua Portuguesa na EJA contemplam em suas propostas a oralidade como objeto e eixo de ensino. No entanto, constatamos a necessidade de ampliar as propostas de trabalho atividades já existentes, a fim de dar uma maior ênfase a aspectos relevantes da oralidade já priorizados, além de  direcionar para que contemplem os gêneros públicos formais. Ao buscar-se a apresentação de sugestões e encaminhamentos pedagógicos que se integrem aos já existentes, postulou-se o desenvolvimento mais efetivo de habilidades orais dos alunos da EJA numa perspectiva Freiriana, como também pensou-se em uma forma de fornecer subsídios que possam nortear docentes da área de Língua Portuguesa no nível fundamental de ensino.

Interno - 349683 - JOSILETE ALVES MOREIRA DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA ELIETE DE QUEIROZ - UERN