Banca de DEFESA: MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS MEDEIROS

DISCENTE: MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS MEDEIROS
DATA: 21/07/2015
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA 7

A MULTIMODALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS SOCIAS DE LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE

Gêneros textuais; Multimodalidade; Letramento; Leitura; Escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A crescente presença da imagem nos textos vem despertando o interesse pelos estudos multimodais, haja vista que tem se constituído como um dos fatores que dificultam a leitura e a compreensão pelos alunos. Assim, nesse trabalho procuramos discutir algumas questões relacionadas ao estudo do texto multimodal no contexto da sala de aula do ensino fundamental, especificamente anúncio e propaganda. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma do 8º ano para identificarmos qual a frequência dessa modalidade textual em seu dia a dia e qual a influência das imagens e das cores na construção de sentidos no texto. Essa sondagem mostrou-nos que a maioria dos alunos visualizavam frequentemente textos que são compostos pela linguagem verbal e visual. Com as informações levantadas e, considerando a importância do letramento verbo-visual, levantamos discussões a respeito do tema e apresentamos uma sequência didática que teve como objetivo contribuir para a formação de um leitor crítico, o qual analisa não apenas o código verbal, mas é capaz de identificar os sentidos presentes nos mais diferentes códigos semióticos. Para isso, usamos como aportes teóricos BAKTHIN (1992), OLIVEIRA (2001), KRESS (1988), HODGE E KRESS (1988) KRESS e VAN LEEUWEN (2001), entre outros. Essa pesquisa, portanto, pretende contribuir para a leitura e compreensão de textos multimodais na escola, procurando evitar uma prática pautada apenas na interpretação do código verbal. Desse modo buscamos ampliar um pouco mais a visão sobre a leitura e a produção desses gêneros usados ainda timidamente no ambiente escolar, refletindo sobre a importância da competência leitora tanto nos signos linguísticos verbais quanto nos diversos códigos semióticos.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Externo à Instituição - CRIGINA CIBELLE PEREIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 06/07/2015 20:25