Banca de DEFESA: JAYANE DO NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE: JAYANE DO NASCIMENTO SOUZA
DATA: 10/07/2015
LOCAL: UFRN-CAMPUS DE CURRAIS NOVOS - SALA 7

A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE DOS DESVIOS FONOLÓGICOS E POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Desvios de escrita, ortografia, estratégias de ensino e alunos

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FIGUEIREDO GOMES - UERN
Notícia cadastrada em: 05/07/2015 20:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao