Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIVAL SABINO DE AZEVEDO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIVAL SABINO DE AZEVEDO JÚNIOR
DATA: 27/08/2014
HORA: 15:30
LOCAL: SALA 07
TÍTULO:

Estratégias para desenvolvimento das competências leitura e escrita no ensino fundamental

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino fundamental; leitura, escrita; competências; produção textua.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

 Partindo da percepção, durante a nossa prática docente, do baixo nível nas competências Leitura e Escrita dos alunos do Ensino Fundamental II, da Escola Pública, proporemos uma intervenção pedagógica no intuito de desenvolver o processo de leitura, escrita e letramento nos alunos desse nível de ensino. Assim, temos por objetivo identificar, selecionar e aplicar estratégias de leitura e produção textual que possam contribuir para a aquisição de tais competências por parte os alunos do Ensino Fundamental da Escola Pública. O trabalho será desenvolvido tomando como público alvo turmas do 6º ano, da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, situada na cidade de Caicó-RN e tomará como aporte teórico metodológico a concepção de língua e de linguagem de base bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2000; BAKHTIN, 1990, 2003), os estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; BAYNHAM, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000, LAZERE, 2005), os estudos críticos dos defensores da ideia de que os textos se constituem em instrumentos ideológicos capazes de conferir poder aos indivíduos (MCLAREN, 1988, 1991, 1997, 1999, 2000, 2001; FREIRE, 1971, 1978, 1979, 1982, 1992, 1996, 2001a, 2001b, 2009; GIROUX, 1983, 1986, 1990, 1992, 1997, 1999, 2003; APPLE, 1989); a abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006, 2007; MILLER, 1984, 2009), e a Semântica de Contextos e Cenários de FERRAREZI, 2008; BORTONI-RICARDO, 2005, por entendermos que tais abordagens, ainda que diversas, podem dialogar entre si numa relação de complementariedade. Pretende-se, com esse trabalho, embasado em aportes teóricos, propor a utilização de técnicas e de recursos didáticos que estimulem nos alunos a prática da leitura e da produção textual, dentre as quais o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, tanto para o desenvolvimento das referidas competências quanto para a sua divulgação.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Notícia cadastrada em: 18/08/2014 11:06
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