Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYANE DO NASCIMENTO SOUZA

DISCENTE: JAYANE DO NASCIMENTO SOUZA
DATA: 21/07/2014
LOCAL: SALA 7 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS

A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE DOS DESVIOS FONOLÓGICOS E POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

Fonologia e variação. Desvios fonológicos. Escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Há muito tempo a leitura e a escrita deixaram de ser privilégio só de algumas classes sociais. Estamos no século XXI e todos podem ter acesso a textos escritos, seja por meio dos livros encontrados nas bibliotecas públicas e nas escolas, textos da mídia impressa como jornais, revistas ou, ainda, aqueles encontrados nos meios eletrônicos. No entanto, contrariando essa realidade, existe cada vez mais presente em nossa sociedade uma forte resistência às práticas sociais de escrita e leitura o que se reflete nas produções textuais de nossos alunos, principalmente no ensino fundamental.  Desse modo, um número elevado de desvios nos textos escritos ora gramaticais, pela influência da oralidade, ora pela variação linguística de cada um, o que muitas vezes, comprometem o sentido do que os alunos desejam expressar. Fato cada vez mais preocupante quando observamos que adolescentes estão chegando aos últimos anos do ensino fundamental, apresentando grandes lacunas no domínio da ortografia, com desvios de escrita que são mais comuns ao processo de alfabetização. Face ao exposto e, sabendo do poder que a escrita representa hoje, com relação aos meios sociais em que as práticas discursivas se tornam cada vez mais exigentes, principalmente no mercado de trabalho e que nos debruçamos sobre um dos problemas mais cruciais na melhoria da produção escrita no ensino fundamental. É possível elaborar estratégias que auxiliem a esses alunos? Pressupomos que a prática continuada e a vivência dos alunos, em sala de aula, com gêneros textuais diversificados facilitariam o desenvolvimento da capacidade linguística quanto ao emprego da ortografia e à diminuição do uso de desvios relacionados à variação. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo refletir, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, sobre os fatores que influenciam os desvios de escrita apresentados na produção textual de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, com ênfase especial nos processos fonológicos. Assim, procuramos entender o porquê desses adolescentes estarem chegando ao final do ensino fundamental II, apresentando, ainda, muitas dificuldades de escrita. Frente a isso, justifica-se esse trabalho pela necessidade de encontrar meios que minimizem as dificuldades de leitura e escrita no ensino fundamental, principalmente quanto aos desvios fonológicos e a variação linguística que interferem na produção textual dos alunos. Desse modo, a relevância desse estudo se encontra, principalmente, pela falta de análises mais consistentes com relação ao desenvolvimento de estratégias que venham suprir as necessidades de escrita no ensino fundamental. Outro fato que impulsiona o desenvolvimento dessa pesquisa é trabalhar com língua portuguesa em uma turma do 8º ano do ensino fundamental e conviver com essa experiência no dia a dia, especificamente quando os alunos são orientados a produzir textos escritos.

Presidente - 349688 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ