Banca de QUALIFICAÇÃO: JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÁRIA SUÉLDES ALVES DE LIMA
DATA: 21/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 7 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

PROJETO DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DO ALUNO ( 9º ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Projetos de Letramento. Ensino de Língua Materna. Competência comunicativa.  Gêneros Textuais.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Os projetos de letramentos se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita; por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re)construído, (re)contextualizado e impulsionado pela necessidade real do educando, promovendo assim a ressignificação do ensino e o redimensionamento do papel do professor, do aluno e da escola no contexto social no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as implicações do desenvolvimento de projeto de letramento para o aperfeiçoamento da competência comunicativa do aluno, como principal objetivo do ensino de Língua Materna, em turma do 9º ano do ensino fundamental de escola pública. Teoricamente, a investigação fundamenta-se nos pressupostos apresentados pelos Estudos de Letramento, mais precisamente no que diz respeito aos projetos de letramento (OLIVEIRA, 2008; TINOCO, 2008, OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), na Teoria dos Gêneros (BAKHTIN, 2011; MARCUSCHI, 2008) bem como na perspectiva de escrita como prática processual e colaborativa (PASSARELLI, 2004). Em termos metodológicos, segue abordagem de investigação qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1982), configurando-se, mais precisamente, como pesquisa-ação, cuja finalidade consiste na transformação da realidade que afeta os sujeitos envolvidos (EGG, 1990). Sua efetivação compreende sequência de procedimentos que inclui: diagnóstico, tematização e programação/ação. O corpus de análise é constituído de material gerado no decorrer da sequência proposta a partir da aplicação de técnicas como: entrevistas e rodas de conversa, questionários, registros de imagem e vídeo. Os resultados parciais indicam que o projeto de letramento implica na discussão mais significativa em sala de aula de questões sociais contemporâneas, na maior circulação e produção de diversos gêneros textuais e, consequentemente, na participação mais efetiva dos alunos em atividades de leitura e de escrita, sob a perspectiva processual. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Notícia cadastrada em: 28/07/2014 14:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao